O Coordenador Geral das Instituições Salesianas de Ensino Superior – IUS em todo o mundo, Mario Olmos, em visita a Araçatuba na última sexta-feira e sábado, além de manter encontros com a Direção e com os coordenadores, concedeu entrevista ao Departamento de Comunicação do UniSALESIANO. Na oportunidade, ele falou de suas impressões sobre o Campus de Araçatuba e da longa amizade com os Padres Luigi Favero, Diretor Geral da Instituição, e Arlindo Pereira de Lima, Diretor da UNA, além de comentar a filosofia de trabalho salesiana.

Ao manifestar suas impressões sobre o UniSALESIANO, ele destacou que para os salesianos é fundamental contar com uma comunidade identificada com seus projetos. “A Instituição oferece as condições para realizar este projeto, cria toda uma estrutura para concretizar o seu trabalho e a qualidade do desenho arquitetônico responde muito à expectativa das pessoas por espaços amplos, bem iluminados e com uma área verde e jardins muitos bonitos”, citou. Disse, ainda, ter ficado particularmente impressionado com a beleza e funcionalidade da Biblioteca João Paulo II, que também considerou ampla e bem iluminada, constituindo-se em um lugar convidativo para ser continuamente utilizado.

Referindo-se aos estudantes, destacou que encontrou e observou no Campus uma comunidade acadêmica muito viva e também muito identificada com a Instituição.

Em 1991, quando estudava Sociologia em Roma, ele conheceu o Pe. Arlindo Pereira de Lima, quando este na mesma época fazia o curso de Direito. Ambos ficavam hospedados em uma Casa Salesiana situada no cento da capital, que agrupava cerca de 40 salesianos que iam à Itália para desenvolver cursos de Mestrado e Doutorado. Em 1993 conheceria o Pe. Luigi, que por sua vez cursava Mestrado em Teologia Pastoral na Pontifícia Universidade Lateranense.

Mencionando o Pe. Luigi, comentou que ele transmite alegria e entusiasmo pela Obra Salesiana. “Ele tem uma visão otimista, que também vê problemas mas busca imediatamente solucioná-los, comunica-se muito bem e é bem relacionado”, disse. Citou também a grande capacidade que “o Pe. Luigi tem de envolver as pessoas e motivá-las, além de ser uma pessoa que enxerga longe, o que é fundamental para quem dirige uma Instituição deste porte”.

A seguir ele falou sobre o trabalho de coordenação que exerce na Rede Institucional Salesiana de Educação Superior, supervisionando 75 unidades educativas em todo o mundo. Viajou recentemente para a Índia, seguiu depois para Madrid e agora veio ao Brasil, promovendo visitas a Porto Alegre, Corumbá, Campo Grande, Lins e Araçatuba. “Eu não poderia desenvolver um bom trabalho sem conhecer os setores da Instituição que coordeno, as pessoas, os projetos e os contextos nela existentes, e por isso preciso viajar com frequência para saber das necessidades e expectativas de cada uma delas”, concluiu.