Dos dias 8 a 12 de março, o UniSALESIANO recebeu a Visita Extraordinária do Conselheiro Regional para a região América Cone-Sul, Pe. Natale Vitali Forti.
O salesiano está no Brasil desde fevereiro e retornará a Roma no final do mês de maio. Segundo ele, sua visita acontece a cada seis anos, onde ele passa pelas inspetorias salesianas e suas presenças, para uma avaliação e animação da missão realizada pelos consagrados e leigos.
Segundo Pe. Natale, sua vinda é importante para que o Reitor-Mor, Pe.Ángel Fernández Artime, saiba a realidade de cada comunidade salesiana, e para que as obras acompanhem o caminho da igreja e da congregação.
No UniSALESIANO, a agenda de Pe. Natale começou com a visita ao Oratório, acompanhado pelo Vice-Reitor e Pró-Reitor Acadêmico, Profº. André Ornellas.
Durante o dia, o conselheiro pode ver o trabalho social desenvolvido pela Instituição, que atende crianças e famílias dos bairros Água Branca I e II de Araçatuba.
“Pude ver de perto o grandioso trabalho que é desenvolvido socialmente e o quanto o UniSALESIANO progrediu neste sentido, além da qualidade de ensino, como mostram os indicadores do MEC, que apontam a universidade como a melhor do estado”, destacou.
Na manhã de segunda-feira (11), o salesiano se reuniu com membros da universidade, sendo recepcionado pelo Reitor, Pe. Luigi Favero e pelo Vice-Reitor, André Ornellas. Também estavam presentes: a Pró-Reitora de Extensão e Ação Comunitária,Profª. Heloisa Helena Rovery da Silva, o Pró-Reitor de Pastoral, Pe. Waldomiro Bronakowski e a Pró-Reitora Administrativa, Vanda Aparecida Guilherme Moura.
Durante a reunião, Pe. Natale destacou que o UniSALESIANO não oferece apenas conhecimento aos alunos, e sim, um diferencial muito importante que é a “identidade carismática, pedagógica e pastoral”.
Medicina
No período da tarde, o conselheiro, acompanhado pelo Reitor, visitou as instalações do curso de Medicina.
No Laboratório de Simulação Realística, Pe. Natale conheceu os simuladores avançados de pacientes, apresentado pela professora responsável, Simone Midori Watanabe. A docente demonstrou que por meio dos simuladores, “SimMan 3G”, “SimMom”, “SimBaby”, “SimMan ALS”, entre outros, os acadêmicos treinam suas habilidades de atendimento, primeiros socorros, emergências pré‑hospitalares, parto e uma infinidade de casos e possibilidades de estudo.
A autoridade também conheceu a Plataforma Multidisciplinar 3D para Medicina, apresentada pela professora de Anatomia, Simone Galbiati Terçariol, que demonstrou a possibilidade de estudos de casos clínicos, acesso a anatomia real e modelos tridimensionais altamente detalhados e anatomicamente corretos de todos os sistemas do corpo humano.
Para Pe. Natale, “a tecnologia a serviço dos alunos é um complemento ao ensino de qualidade para os dias atuais. Aprimorar o conhecimento por meio da interatividade tecnológica, é enriquecedor e facilita o entendimento do que o professor passa ao aluno, mais um grande diferencial do UniSALESIANO”, concluiu.