Começou nesta quarta-feira, pela manhã, no Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, o tradicional Congresso Nacional de Bioenergia, promovido pela UDOP, em parceria com o Sebrae e o UniSALESIANO. O evento, que chega à sua sexta edição e prossegue até esta quinta-feira, adotou neste ano o tema Inovar para competir.

Neste primeiro dia de encontro, aproximadamente 1.500 estudantes dos cursos de Engenharias e demais convidados assistiram à palestra do consultor do Sebrae,Daniel Neves Capóssoli, que destacou os principais conceitos de Empreendedorismo e Inovação para se obter melhores resultados e gerar mais ganhos. Nesta quinta-feira, às 19h30, Sérgio Ricardo Gromik, gerente regional do Sebrae, abordará o tema Gestão da inovação – Inovar para competir.

Como nas edições anteriores, o Congresso é constituído por diversas salas temáticas, onde são discutidos mais de 100 assuntos das áreas mais relevantes do meio bioenergético, envolvendo os setores administrativo-financeiro, agrícola, comercialização e logística, comunicação, industrial, recursos humanos, saúde, segurança do trabalho, tecnologia da informação e sustentabilidade. Na coordenação das salas temáticas, os órgãos realizadores contam com cerca de 150 renomados palestrantes e moderadores, especialistas do setor, o que garante a credibilidade dos temas abordados.

O presidente da Udop, Celso Torquato Junqueira Franco, destacou que “o Congresso Nacional de Bioenergia já se tornou referência no setor sucroenergético, pois traz para Araçatuba os principais expoentes deste setor, que se transformou na mola propulsora do agronegócio nacional”. Ele ressaltou que mais de 1.200 profissionais de vários estados brasileiros estão reunidos para a discussão dos mais atuais temas da área. Afirmou, também, que “a parceria com o UniSALESIANO é de fundamental importância para o sucesso de nosso evento, além do fato de trazer para o universo acadêmico a discussão de tão relevantes temas”.

O Pe. Luigi Favero, Diretor Geral do UniSALESIANO, também expressou sua opinião sobre o evento. “Fico feliz que o Congresso da UDOP aconteça pela sexta vez aqui no UniSALESIANO, que tem uma parceria na titulação dos cursos de Pós-Graduação da própria Uni-Udop. São mais de 400 usinas de álcool e açúcar no Brasil, que alavancam e ajudam a economia da nação. É, pois, um setor importante na produção de energia e de riquezas, além de gerar trabalho”.