O UniSALESIANO celebrou a Missa de Páscoa e Ressurreição na manhã e na noite do dia 29 de abril, na Igreja Universitária, com a comunidade reunida: alunos, professores e colaboradores — em um clima de fé, reflexão e renovação espiritual.
O Pró-Reitor de Pastoral, Pe. Paulo Jácomo, SDB – que celebrou a missa – compartilhou reflexões profundas sobre o significado da ressurreição de Cristo, a esperança cristã diante da morte e a missão dos discípulos na vivência da fé. Inspirando-se no Evangelho de João, ele mencionou as diferentes reações à ressurreição de Jesus, representadas por personagens como Maria Madalena, Pedro e o “discípulo amado”, figura simbólica da intimidade e da entrega amorosa a Cristo.
“Esse discípulo representa cada um de nós”, explicou Pe. Paulo, ao comentar que “somos chamados a ter a cabeça encostada no coração de Jesus, como sinal de proximidade, de intimidade com a vida”.
Um dos pontos marcantes da celebração foi o momento em que a comunidade presenciou o acender do “Círio Pascal”, a vela que simboliza a luz de Cristo ressuscitado. “Nós, pequenos batizados, também recebemos essa luz. Somos pequenas chamas alimentadas pela grande luz que é Cristo”, afirmou o celebrante.
Por fim, o sacerdote incentivou os presentes a viverem a ressurreição como um chamado à superação das “pequenas mortes” do cotidiano — dores, desafios, doenças e dificuldades emocionais — com fé e esperança. “Quem faz a experiência do Cristo ressuscitado enfrenta a morte com coragem. E precisamos proclamar: o Cristo está vivo, e está entre nós”.