O Centro Universitário Católico Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba vai promover no dia 31 de março a palestra ´O Papel do Designer e da Computação Gráfica no Projeto de Jogos´, a ser ministrada pelo Prof. Rafael Dubiela.
O evento, que será relizado em dois horários, receberá às 9h alunos dos cursos de Engenharia de Telecomunicações, Mecatrônica e da Computação. À noite, a partir das 19h30, os trabalhos serão dirigidos para estudantes do curso de Tecnologia de Desenvolvimento de Sistemas.
Rafael Dubiela é especialista em 3D Max e combustion pela Cadritech. Trata-se de um programa obrigatório para todos os animadores que utilizam o 3D max para criação de suas animações por causa de sua integração entre os dois programas. Por isso, a palestra também se destina a profissionais de vídeo e cinema, emissoras de TV, além dos desenvolvedores de multimídia e Web que necessitam criar composições e efeitos especiais para os seus trabalhos.
Dubiela atua há quase 9 anos na área de jogos como artista gráfico, animador, texturizador e art concept da empresa Continuum, onde também exerce a função de gerente da equipe artística. A organização é especializada em desenvolvimento de jogos eletrônicos
O palestrante também trabalha como professor do curso de Pós-Graduação em Computação Gráfica do UniSALESIANO, em programas educacionais da HCI Escola Técnica, de Curitiba, e como instrutor da Cadritech.
Maria Aparecida Teixeira, coordenadora do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia da Computação do UniSALESIANO explica que desenvolver jogos representa um grande desafio, requer sólidos conhecimentos técnicos e exige um trabalho incansável.
“Este mercado é um dos mais rentáveis do mundo e no Brasil já existem diversas empresas que desenvolveram jogos para computador e outras que estão trabalhando para criar novos projetos”, comenta. Ela destaca a competência do palestrante Rafael Dubiela, que conta com mais de 8 anos de experiência na área de jogos como artista gráfico da Continuum e lembra que se trata de uma das únicas empresas brasileiras a colocar jogos no mercado externo. “Um desses exemplos é jogo ‘OutLive’, por ela desenvolvido e amplamente conhecido no mundo dos jogos eletrônicos”, conclui.