O UniSALESIANO realizou a Aula Magna para mais de 250 alunos dos cursos de Engenharia da Computação, Tecnologia de Desenvolvimento de Sistemas e Jogos Digitais. O evento aconteceu no dia 19 de março, no auditório Papa Francisco, com o tema “Computação Forense”.

O processo consiste, basicamente, no uso de métodos científicos para preservação, coleta, validação, identificação, análise, interpretação, documentação e apresentação de evidência digital com validade probatória em juízo.

O público acompanhou palestra ministrada pelo analista de sistemas e perito, Erico Manfredi, que mostrou como atua um perito computacional nos dias atuais.

De acordo com o professor da área, James Clauton da Silva, o palestrante apresentou alguns casos em que trabalhou para exemplificar o modo que o profissional pode e deve proceder. “O perito Erico também mostrou alguns equipamentos que o auxiliam no trabalho”, disse.

Entre as técnicas apresentadas por Manfredi, uma que a plateia se interessou muito, segundo o professor James, foi a gama de opções de prevenir roubo de dados nos seus discos, ou seja, evitar que dados confidenciais sejam adquiridos por pessoas mal-intencionadas; além de como fazer o descarte com segurança destes dados.

O evento contou com a participação do Pró-Reitor de Pastoral Universitária, Pe. Waldomiro Bronakowski, que deu a benção, e também do professor Inglês Luis Antônio Marques, que também é responsável pelo setor de Projetos Internacionais da Politécnica Salesiana de Tóquio (Japão). Marques visitou o UniSALESIANO e trocou experiências com os alunos das Engenharias.