A Capela São Domingos Sávio, do Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna”, foi o cenário de uma cerimônia especial que celebrou os 75 anos da presença salesiana em Araçatuba. O evento reuniu autoridades locais, colaboradores e membros da comunidade educativa e pastoral em um momento de gratidão e reafirmação dos compromissos com a missão salesiana. A Banda Regimental da Polícia Militar do CPI-10 recepcionou os participantes na entrada da Capela. A solenidade aconteceu no último dia 27, às 19h30.

A cerimônia teve como ponto alto o lançamento da revista comemorativa alusiva ao jubileu de 75 anos, que traz a história dos Salesianos em Araçatuba. A publicação destaca as conquistas da Instituição ao longo das décadas e o impacto significativo na formação de jovens, desde a chegada do primeiro sacerdote salesiano, Pe. Pedro Cometti, em 1949. A publicação foi apresentada ao público pelos alunos do Colégio Salesiano, Felipe Paiva e Francisco Gama, devidamente caracterizados como São João Bosco e Dom Luiz Lasagna, figuras centrais na trajetória salesiana.

Durante o evento, diversas autoridades compuseram a mesa de honra, entre elas: o Reitor do UniSALESIANO e Diretor da Presença Salesiana em Araçatuba, Pe. Paulo Vendrame, SDB; o Prefeito de Araçatuba, Dilador Borges Damasceno; o representante do Bispo Diocesano, Dom Sérgio Krzywy, Pe. Orivaldo Pereira Filho; e o representante do Pe. Ricardo Carlos, SDB, Inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, o Pe. João Marcos Araújo Ramos, SDB, que é Diretor dos Salesianos de Lins.

Também o Administrador da Presença Salesiana em Araçatuba, Mestre Arnaldo Ernest Sugshi; o Pároco da Paróquia São Francisco e Santa Clara, Pe. Delmiro Vieira do Nascimento Júnior; SDB, e o Pró-Reitor de Pastoral do UniSALESIANO, Pe. Paulo Jácomo, SDB. Em seus discursos, destacaram a importância da educação integral e da formação cristã como pilares da missão salesiana, reafirmando o compromisso de continuar a obra iniciada há 75 anos.

“Somos a família de Dom Bosco, escolhemos esse espaço da Capela São Domingos Sávio, do Colégio Salesiano, para lançar essa revista comemorativa, uma edição para celebrar esse ato histórico porque aqui foi a semente, aqui tudo começou e, com a bênção de Deus e a acolhida da sociedade de Araçatuba, essa obra floresceu e produziu muitos frutos. Essa é uma presença que contempla o ideal educativo de São João Bosco. Ser sinal e portador do amor de Deus aos jovens. Há mais de sete décadas em Araçatuba, o salesiano se tornou sinônimo de educação de qualidade, formação de caráter e competência profissional”, destacou Pe. Paulo Vendrame.

HOMENAGEM

Outro momento especial da noite foi a homenagem aos representantes dos diversos grupos da Família Salesiana e àqueles que contribuíram para o desenvolvimento e fortalecimento da missão na cidade. Entre os homenageados, figuram ex-alunos do Colégio e das faculdades salesianas, professores, colaboradores e benfeitores que, ao longo dos anos, ajudaram a consolidar a presença salesiana em Araçatuba.

O Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSALESIANO, Prof. André Ornellas, em nome de todos os homenageados, afirmou que tudo conspirou para o bem. A vinda dos salesianos para Araçatuba deu certo porque pessoas boas estiveram pelo caminho, como o Monsenhor Victor Ribeiro Mazzei, que recebeu os padres em sua paróquia. “Milhares de pessoas passaram pelas casas salesianas ao longo desse período. E só temos que agradecer os salesianos pela dedicação árdua à comunidade”, frisou.

Encerrando a cerimônia, os convidados foram agraciados com um coquetel, onde puderam confraternizar e celebrar a longevidade e a relevância da obra salesiana. A solenidade foi um marco para a Instituição e para toda a cidade de Araçatuba, que continua a ser transformada pelo legado educativo e espiritual deixado por São João Bosco.

“Com essa celebração, os Salesianos reafirmam seu papel fundamental na formação de novas gerações, oferecendo uma educação que vai além do ensino formal, promovendo valores humanos e cristãos que moldam cidadãos conscientes e comprometidos com o bem comum”, concluiu Pe. Paulo Vendrame.

 

Confira lista dos homenageados, abaixo:

– Monsenhor Victor Ribeiro Mazzei (in memoriam)

Considerado primeiro benfeitor dos Salesianos em Araçatuba. Que acolheu, na casa paroquial, os padres salesianos que chegavam para iniciar sua missão na cidade, em 1949.

Recebeu a homenagem o seu sobrinho, o economista e professor, Henrique Pedroso Mazzei.

– Bispo Diocesano de Araçatuba, Dom Sérgio Krywy

Em seu nome, recebeu a homenagem o Pe. Orivaldo Pereira Filho, Chanceler da Cúria Diocesana e Pároco da Paróquia Bom Jesus da Lapa.

– Pe. Ricardo Carlos – Inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso e Chanceler do UniSALESIANO

Em seu nome, recebeu a homenagem o Pe. João Marcos Araujo Ramos, Vice-Reitor do UniSALESIANO e Diretor do UniSALESIANO Lins.

– Prefeito de Araçatuba

Dilador Borges Damasceno

– Alunos do Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna”

Sr. Antônio Pedro Pezzuto – que foi estudante no ano de 1952; e Sr. Petrônio Pereira Lima – aluno de 1963 a 1965.

– Alunos do UniSALESIANO – do Curso de Ciências Contábeis, que completa 50 anos em 2024

Odivaldo Joel Benetti – de 1975 a 1978

Nelson Antonio Calsavara – de 1981 a 1985

– Professor da Faculdade de Ciências Contábeis

Clemente Cavasana

– Ex-Diretor de Araçatuba

Pe. José Alves de Araújo

Ex-colaborador do Colégio Salesiano

Sr. José Luiz do Rego e Silva

– Comunidade dos Salesianos em Araçatuba, no Jubileu

Pe. Paulo Fernando Vendrame

Pe. Paulo Eduardo Jácomo

Pe. Delmiro Vieira do Nascimento Jr.

Mestre Arnaldo Ernest Sugshi

Aspirante Geraldo Jucinei Almeida Assunção

– Reitoria do UniSALESIANO

Prof. André Ornellas

Vanda Aparecida Guilherme de Moura

Pe. João Marcos Araujo Ramos

– Diretoria do Colégio Salesiano

Liliana Aparecida Corá

Franco Garcia

Silvana Aparecida Corrêa Pereira

José Valentim da Silva Filho

– Alunos do Colégio Salesiano – atualmente

Lara Taiacol Fabretto – 2ª série

Matheus Belinello Morales – 9º ano

– Alunos do UniSALESIANO – atualmente

Eva Luana Souza Pires – Medicina

Luiz Alexandre Marinho Lanzoni – Biomedicina

– Coordenadores dos Cursos do UniSALESIANO Araçatuba

Ana Carolina Lima Frade Gomes

Antonio Moreira

Antonio Henrique Oliveira Poletto

Ariadine Pires

Carla Komatsu Machado

Cibele Rodrigues

Giselle Clemente Sailler

Giuliano Pincerato

José Carlos Lorenzetti

Juliana Maria Mitidiero

Lilian Pacchioni

Maria Teixeira Bicharelli

Mirella Justi

Nelson Hitoshi Takiy

Rafael Silva Cipriano

Rossana Abud Cabrera Rosa

Sheila Cardoso Ribeiro

– Capela/Cáritas

Aparecida Moreira Dourado Gonçalves de Souza

Maridalva Boraschi

Maria Reberte de Marques

Lucila Dourado dos Santos Malta

– Paróquia São Francisco e Santa Clara, Igreja Matriz e suas comunidades: Santo Expedito e Sagrado Coração de Jesus

Marina Alves dos Santos

Valdeide Francisco Mattara

Ana Maria Pereira Freitas

Maria Noêmia Gomes de Moraes

Valdenisi da Silva Dourado

Irmã Maria Tereza Polizel

– Oratório Dom Bosco

Armando Sgobi Barbosa

Márcia Regina Sgobi Brites Barbosa

Nivaldo Almeida Pinto

Agência Performance – responsável pela produção da revista

Isabel Cristina Macedônio