Começou nesta segunda-feira a 4a. Semana de Enfermagem do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba. O evento – que prossegue até a próxima sexta-feira, dia 11, tem em sua programação palestras, exposições e estandes de empresas patrocinadoras e participantes.
Abrindo a parte artística, apresentou-se o Grupo Violinos Mágicos, tocando um repertório de músicas românticas.
A abertura oficial foi feita pelo Pe. Luigi Favero, Diretor Geral da Instituição, que falou aos presentes. Ele parabenizou a Comissão Organizadora da Semana da Enfermagem, elogiando a atuação da coordenadora da área, Profa.Cláudia Cyrillo. Enalteceu a participação dos alunos e agradeceu a presença de convidados, entre eles o Prof. Pedro Neves e Ivana Nobre Módena (Sest/Senat); Dalva Fenerich (COREN); Avelino Rocha (Santa Casa e Assolan); Ana Paula Mazzini e Juliana Valdiviezo (Santa Casa); Helio Lippe e Valquíria Livorati (Home Care Intermed).
Destacou que o Curso de Enfermagem é que o que mais reúne alunos no UniSALESIANO, lembrando também que a presença de acadêmicos em eventos da comunidade, promovendo palestras, prestando serviços e orientações é muito constante e dinâmica.
Depois, falou que a enfermagem é uma prática que consta até dos relatos bíblicos. E citou uma passagem em que doentes ficavam à beira de uma piscina a espera de momentos para entrar na água e obter a cura. “Numa dessas ocasiões Jesus viu um paralítico e o ajudou a curar-se na água”, disse. Para o Pe. Luigi, exercer a enfermagem é praticar um ato de amor, é algo muito bonito que as pessoas podem fazer em benefício de seus semelhantes.
A primeira palestra foi ministrada pelo Dr. Paulo Eduardo Bispo Prado, médico do Setor de Oncologia da Santa Casa, expondo o tema Dor e Espiritualidade. Em sua exposição, enfatizou que o lado espiritual deve ser sempre uma preocupação das pessoas, que é algo que está presente o tempo todo na vida do ser humano. “As curas e o afastamento de doenças são tão mais constantes quanto mais o espiritual atua sobre nós”, disse.
Nesta terça-feira, a enfermeira Antonia Maria de Souza, especialista em Administração Hospitalar, abordará o tema Auditoria em Enfermagem.
Na quarta-feira, às 8 horas, o tema a ser desenvolvido será A Atuação do Enfermeiro na Cirurgia Cardíaca, a cargo da enfermeira Valéria Albuquerque Vaz Rodrigues, especialista em Serviços de Saúde pela Universidade de Ribeirão Preto. Por sua vez, a enfermeira Nádia Antonia Aparecida Poletti, doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), falará, na quinta-feira, sobre o tema Atualização em Curativos – Papel do Enfermeiro.
A Semana de Enfermagem termina na sexta-feira com a realização, às 8 horas, da última palestra programada: Oxigenoterapia Hiperbárica – Indicações e Contra-Indicações nas Diferentes Especialidades Médicas, a cargo do Dr. Assis Marinho, especialista em Medicina Hiperbárica e fundador da Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica, em 1983.
Pe. Luigi Favero, Diretor do UniSALESIANO, ao lado do Dr. Paulo Eduardo Bispo Prado (palestrante) e de representantes de instituições convidadas