Começou nesta segunda-feira e prossegue até o dia 14 próximo a 3a. Semana de Prevenção da Hipertensão Arterial do UniSALESIANO. O evento, que é desenvolvido das 7h30 às 12h, integra as ações pedagógicas das disciplinas de Fisiologia Geral, do curso de Fisioterapia, e Fisiologia e Biofísica, do programa de Enfermagem.

 Durante os trabalhos são efetuados atendimentos sobre Orientação de Saúde (Pressão Arterial Sistêmica) e Verificação da Pressão Arterial (verificação do Pulso Radial), além da distribuição de folhetos explicativos sobre hipertensão arterial.

 O evento está sendo realizado no Terminal Urbano Araçatuba, na Praça 9 de Julho (Câmara dos Vereadores) no Calçadão da Marechal Deodoro (Múlt-Shop), na COOPBANC – Cooperativa dos Bancários de Araçatuba e no Supermercado Pão de Açúcar.

 As informações coletadas durante o atendimento da população serão armazenadas, oferecendo mais conhecimentos sobre o tema e permitindo a realização de levantamentos estatísticos que podem traçar um perfil de saúde da comunidade beneficiada. A partir desse banco de dados será possível identificar necessidades informativas que poderão evoluir ao longo dos anos, com o objetivo de desenvolver o aperfeiçoamento na promoção da saúde.

 A Profa. Dra. Rossana Abud Cabrera Rosa, uma das organizadores do evento, explica que o desenvolvimento das diferentes atividades diárias, com alterações de hábitos individuais, promove alterações corporais e implica adaptações orgânicas que devem atender ao estado físico do indivíduo.

 “O conhecimento dos fatores intrínsecos e extrínsecos pelo profissional da saúde contribui de maneira importante para o adequado atendimento do paciente, melhorando sua condição orgânica e contribuindo para a promoção da saúde”, destaca.

 Para ela, a habilitação do acadêmico da área da saúde no atendimento profissional é de extrema importância para a geração de agentes multiplicadores e distribuição do conhecimento na sociedade. “O papel da Universidade é de extrema importância para contribuir com esse processo de formação, pois é através dela que será formado o canal de comunicação entre a sociedade e o profissional que se tornará apto para o atendimento das necessidades de saúde da população”, conclui.

 O objetivo da campanha é promover o conhecimento sobre as condições de saúde da comunidade e, principalmente, determinar o contato do acadêmico UniSALESIANO com a comunidade, o que contribui para que seja ultrapassada a barreira existente entre o profissional e o paciente e possibilita estabelecer uma relação de confiança entre ambos.

 Trabalham ainda no projeto a Profa. Ms. Carla Komatsu Machado, coordenadora do curso de Fisioterapia, a professora Carolina Rúbio Vicentini e o técnico de Disciplina, Carlos Renato. Além disso, participam do evento alunos dos segundos termos dos cursos de Fisioterapia e de Enfermagem do UniSALESIANO.