A Campanha da Fraternidade de 2022 evidencia o amor pela educação em seu tema e lema, respectivamente: “Fraternidade e Educação”, “Fala com sabedoria, ensina com amor”.

Essa reflexão, escolhida pelos Bispos de todo o Brasil, vem de encontro ao tema da Estreia deste ano, “Façam tudo por amor, nada pela força”, anunciado pelo Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Ángel Fernández Artime.

Junta-se a essa relação a lembrança dos 400 anos da morte de São Francisco de Sales, o santo da mansidão que inspirou Dom Bosco, fundador dos salesianos, a criar o seu Sistema Preventivo e toda a sua pedagogia na educação de adolescentes e jovens.

A CF-2022 – “Fraternidade e Educação” tem início nesta Quarta-feira de Cinzas, 2 de março, com um chamado a todos os católicos e às pessoas de boa vontade a colocarem no centro de suas reflexões e ações a questão educacional brasileira.

Como afirma a promotora da campanha, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Texto-base da Campanha, “educar é um ato eminentemente humano. Somos renovados quando aprendemos mais a respeito da vida e seu sentido, quando nos ensinam novos conhecimentos e quando percebemos que em nós existe a profunda sede de aprender e ensinar”.

Na mesma medida, educar é também uma ação divina: “A Bíblia nos mostra a história de um Deus que educa seu povo, caminhando com ele, compreendendo suas fragilidades, respeitando suas etapas e alertando diante dos erros”.

DOMINGO DE RAMOS

A Campanha da Fraternidade é realizada no período da Quaresma, que vai da Quarta-feira de Cinzas (este ano, dia 2 de março) até o Domingo de Ramos (o domingo anterior à Pascoa, que este ano será em 10 de abril), quando é feita a Coleta da Fraternidade: o gesto concreto de doação para atender as obras sociais da Igreja dedicadas ao tema da Campanha. Embora seja realizada na Quaresma, como ressalta a própria CNBB, a CF não se restringe ao tempo quaresmal.