O acadêmico do 4º termo do Curso de Medicina do UniSALESIANO, Eliseu Henrique Bispo Pereira, juntamente com seu orientador, o médico e professor de patologia, Dr. José Cândido Caldeira Xavier Júnior, conquistou uma bolsa de iniciação científica pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) para iniciar estudos com poucos dados no país, que é o rastreamento do câncer do colo do útero na população gestante, identificado pelo exame conhecido como Papanicolaou.

“Pouco se sabe sobre a epidemiologia, a evolução da doença e as indicações de rastreamento relacionadas a este grupo. Nosso objetivo, com esse trabalho, é elucidar, ao menos em parte, esses e outros aspectos”, explicou Eliseu, ao comentar da felicidade em conseguir uma bolsa de uma entidade tão renomada para dar continuidade a seu estudo.

O trabalho que será iniciado por Eliseu Bispo se chama “Avaliação dos Resultados de Citologia Cérvico-Vaginal entre Mulheres Gestantes e Não Gestantes: Representatividade da Amostra e Aspectos Evolutivos”.

PÚBLICO

Recentemente, o acadêmico publicou um artigo intitulado “Comparação dos resultados do rastreamento do câncer do colo do útero entre serviços privados e públicos no Brasil”, no periódico da Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia. De acordo com a conclusão do artigo, os serviços públicos brasileiros apresentam maiores frequências de insatisfatórios/resultados rejeitados e taxas mais altas de ASC-US – células escamosas atípicas de significado incerto, que têm uma baixa probabilidade de ser pré-cancerosa; e ASC-H – células escamosas atípicas, que são mais susceptíveis de serem pré-cancerosas.

“Pudemos observar que há a necessidade de programa de controle de qualidade interno nacional para melhorar os protocolos”, completou Eliseu.

Em relação ao orientador, o acadêmico disse que já possuía uma grande admiração pelo Dr. José Cândido como professor e que, após a primeira pesquisa em conjunto, a admiração pelo profissional tomou outras proporções. “Sou muito grato por tê-lo como orientador. É uma grande referência para todos nós, alunos, como médico, professor e pesquisador”, definiu.

Já o patologista completou que o trabalho vai avaliar os resultados de citologia cérvico-vaginal alterados nas mulheres gestantes na região de Araçatuba. Há poucos dados no nosso país sobre o tema. “Para muitas mulheres, a assistência do pré-natal é o primeiro atendimento ginecológico que elas recebem. Dessa forma, reforçando a importância de exame durante a gestação, poderemos diagnosticar e tratar mulheres que muitas vezes não se submetem ao exame de forma rotineira como preconiza o Ministério da Saúde”, explicou.

José Cândido lembrou que Eliseu Bispo será o segundo aluno do Curso de Medicina do UniSALESIANO a estudar com bolsa FAPESP, e o empenho de novos estudantes pela entrada na iniciação científica ajudará na consolidação do UniSALESIANO como um centro de pesquisa.