O estudante do curso de Engenharia de Mecatrônica do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, Willian Gregório Rodrigues da Silva, foi contemplado com uma bolsa de estudos para desenvolvimento de projeto de iniciação científica. A outorga foi feita pelo CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Durante o período de 12 meses, por um prazo que se prolongará até setembro de 2012, o aluno receberá mensalmente a quantia correspondente a uma bolsa de estudos em nível de Iniciação Científica daquele destacado órgão. O CNPQ detém um importante papel de excelência no âmbito da pesquisa científica nacional.
Esta é a segunda vez que um projeto de pesquisa idealizado no UniSALESIANO de Araçatuba recebe uma outorga desta magnitude. Em abril de 2011, Pedro Henrique Quideroli de Andrade, também aluno de Engenharia de Mecatrônica, foi contemplado com bolsa de estudo patrocinada pela FAPESP.
O Projeto de Pesquisa intitulado Avaliação de Desempenho de Sistema de dosimetria de feixe de radiação de alta energia de uso em radioterapia foi idealizado e implantado pelo professor Dr. Marco Antônio Rodrigues Fernandes, que atuará como orientador. Ele é docente dos cursos de Engenharia do UniSALESIANO de Araçatuba e do Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu. Marco Antonio é também coordenador dos cursos técnicos e de Pós-Graduação do Centro de Ensino e Tecnologia de Araçatuba – CETEA e físico responsável pelo setor técnico da empresa Nucleata Radiometria.
Também fazem parte da equipe de pesquisadores outros dois alunos igualmente contemplados com bolsas de estudos: os acadêmicos Ana Flavia de Castro Kohlrauch, com bolsa de estudo de iniciação científica do Programa PIBIC, do UniSALESIANO, e Pedro Henrique Quideroli de Andrade, agraciado pela FAPESP.
O trabalho será desenvolvido junto ao Laboratório de Dosimetria da empresa Nucleata de Araçatuba e no Setor de Radioterapia do Hospital das Clinicas da Unesp de Botucatu. O objetivo é avaliar o desempenho do Sistema Automatizado de Dosimetria, em desenvolvimento pelos acadêmicos, em feixes de radioterapia de alta energia. Com isso, os pesquisadores pretendem otimizar a rotina dos serviços de física médica e aliviar os custos dos procedimentos de dosimetria, possibilitando que hospitais que assistem aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) tenham acesso a estes equipamentos que são mais atualizados tecnologicamente.
O professor Marco Fernandes destacou que é muito importante trabalhar para fortalecer a pesquisa na Instituição Educacional, com vistas a alcançar índices cada vez maiores de excelência nas avaliações do MEC e demais órgãos governamentais da área da Ciência e Tecnologia. “A conquista desta bolsa oferecida pelo CNPQ pode contribuir para a implantação de novos projetos acadêmicos no UniSALESIANO de Araçatuba e também para reforçar o interesse pela implantação do seu Programa de Mestrado junto à CAPES”, comentou ele. “Além disso, os projetos científicos servem como incentivo para que os egressos prossigam com sua formação acadêmica em Programa de Pós-Graduação”, concluiu.