Além dos estágios supervisionados, nos quais alunos já em adiantada fase de formação podem prestar serviços e vivenciam os problemas do dia-a-dia em hospitais, clínicas, abrigos e associações, alunos do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO vêm praticando, também, trabalhos no setor de neurologia, desenvolvendo duas atividades na área. Os trabalhos se destinam aos pacientes neurológicos e para aqueles que necessitam de atenção especial com o uso da equoterapia.
O setor de neurologia da Clínica de Fisioterapia do UniSALESIANO oferece atendimento à população às segundas, terças e quintas-feiras, nos períodos matutino e vespertino. O trabalho é feito em um espaço físico distribuído entre boxes com tablados para atendimento individual e ainda área para cinesioterapia contendo materiais como escada, rampa, espaldar, bolas, rolos, caneleiras, halteres, entre outros, para atendimento em grupo.
As áreas de neurologia adulto e pediátrica atendem cerca de 24 pacientes por dia, com diferentes tipos de doenças como AVC (derrame), doença de Parkinson, esclerose múltipla, paralisia cerebral, distrofia muscular, síndrome de Down e outras.
Os atendimentos são realizados pelos alunos do último ano do curso, sempre acompanhados diariamente pela orientadora Gabriela Miguel de Moura. Além disso, uma vez por semana são supervisionados pela docente da disciplina de Fundamentos e Clinica I e II, Maria Solange Magnani. Através deste trabalho os acadêmicos têm a oportunidade de vivenciar a teoria e a prática e de dispor de novos conhecimentos nesta área.
EQUOTERAPIA – O setor de equoterapia, em que os trabalhos são desenvolvidos na Estância Indiana, oferece atendimento às quartas e sextas, também nos períodos matutino e vespertino. Este método terapêutico e educacional utiliza o cavalo como recurso dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de necessidades especiais.
Os alunos do último ano do curso atendem os pacientes com o acompanhamento diário da orientadora de estágio, Gabriela Miguel de Moura, e semanalmente são supervisionados pela docente Carolina Rubio Vicentini.
As pessoas interessadas em receber atendimento nestas e nas demais áreas abrangidas pelo curso devem dirigir-se à recepção das Clínicas, preencher ficha de cadastro e apresentar documento de encaminhamento médico. As Clínicas se localizam no espaço da Universidade Aberta da Melhor Idade (UNA), na Rua Joaquim Nabuco, 155. Mais informações sobre os serviços prestados podem ser obtidas pelo telefone (18) 3625-2416.