O consultor do Grupo Técnico das Leishmanioses do Ministério da Saúde, médico veterinário, Lucas Edel Donato, visitou a Clínica Meu Pet, gerenciada pelo UniSALESIANO, na última segunda-feira (19), para conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela unidade e a parceria entre a Prefeitura e o Centro Universitário.
Donato deu ênfase a esse tipo de modelo de cooperação, que tem sido fundamental para o atendimento gratuito a munícipes que não possuem condições financeiras de custear tratamentos veterinários para seus animais de estimação. Segundo ele, a iniciativa representa um avanço significativo no combate à leishmaniose visceral, doença grave transmitida pelo mosquito-palha que afeta cães e humanos.
De acordo com a Coordenada pelo Departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Araçatuba, Priscila Cestaro, que acompanhou a visita, na visão do consultor, essa parceria entre município e UniSALESIANO faz toda a diferença.
“Segundo ele, Araçatuba pode servir como referência para outras cidades da região que ainda não dispõem de um hospital veterinário municipal gratuito”, afirmou Priscila, ao lembrar que Donato registrou o momento com fotos e dados para futuras apresentações.
A Clínica Meu Pet integra o programa municipal de “Encoleiramento”, que consiste na distribuição gratuita de coleiras repelentes para cães, uma estratégia eficiente para diminuir a transmissão da doença. Caso algum animal apresente reação alérgica ao uso da coleira, os tutores são encaminhados para atendimento especializado no próprio hospital, que oferece suporte e orientações adequadas.
RECONHECIMENTO
A Coordenadora da Clínica Meu Pet, Tatiane Poló, comemorou o reconhecimento recebido. “Ficamos muito satisfeitos com a visita, principalmente porque o Lucas reconheceu o modelo de gestão organizado, que aborda de maneira completa, com um trabalho que eleva o nível de qualidade da medicina veterinária realizada na clínica. Disse que a gestão é fundamental para o sucesso do projeto”, destacou.
Tatiane também ressaltou que a atuação da clínica vai além do cuidado com os animais. “A clínica é um suporte importante para a saúde humana, pois não apenas tratamos os animais, mas garantimos diagnóstico e tratamentos adequados de diversas zoonoses, protegendo a saúde das pessoas. Para isso, investimos em um corpo clínico de médicos veterinários de excelente qualidade, experiência e conhecimento nas diversas áreas, repassando esses conhecimentos aos aprimorandos e estagiários, formando profissionais altamente qualificados para o mercado de trabalho”, concluiu.