O último dia do 4º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação (CITE) do UniSALESIANO, em 11 de outubro, foi marcado por importantes reflexões e novas perspectivas para o futuro da educação e do mercado de trabalho. O evento contou com a participação da empresária Camila Farani, que compartilhou sua trajetória e ensinamentos sobre inovação, gestão e o mundo dos negócios.

O Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. André Ornellas, discursou sobre a importância da tecnologia e das ferramentas que assessoram os profissionais na atualidade. “Nosso CITE funciona como uma metodologia de banco de dados. No mercado competitivo, pequenas mudanças acumuladas ao longo do tempo fazem uma grande diferença. Temos investido muito nisso”, afirmou, ao ressaltar que o conteúdo do congresso é acessível de forma gratuita, sendo o certificado opcional para valorizar o currículo dos participantes.

Ornellas também destacou que o banco de dados do UniSALESIANO já conta com mais de 400 palestras, que, segundo ele, são uma excelente oportunidade de aprendizado contínuo. “Estudar e se atualizar é fundamental. Aproveitem esses momentos”, disse o Pró-Reitor.

NOTEBOOK

Como parte da programação, houve um sorteio de um notebook, destinado aos inscritos no evento. O ganhador foi o acadêmico Cauê Teodoro Bernardes Bertequine, do Curso de Direito.

A palestra de encerramento foi apresentada por Camila Farani, empresária e investidora, conhecida por sua atuação no Shark Tank Brasil. Moderada pelas docentes Cleide Avelino e Paola de Carvalho, Farani trouxe valiosas reflexões sobre o mundo dos negócios, com base em sua experiência à frente da G2 Capital e da Farani Escola de Negócios.

Durante a palestra, ela compartilhou ensinamentos de seu livro “Desistir não é uma opção”, destacando sua jornada de criação de novos negócios e sua visão sobre o cenário atual. Farani enfatizou a necessidade de ser intencional no aprendizado em um mundo cada vez mais volátil e exigente. “Vivemos numa sociedade 5.0, mas no final do dia, por trás de tudo, está o ser humano. A integração entre vida e trabalho é essencial”, refletiu.

Ela também falou sobre o conceito “FIGITAL” – a integração do físico com o digital – e as habilidades digitais que serão cada vez mais necessárias no mercado de trabalho. “As inteligências artificiais são as tecnologias que vão habilitar esse futuro híbrido. Mas, acima de tudo, é necessário equilibrar vida e trabalho”, destacou Camila.

O CITE 2024 se encerrou com a sensação de que novas oportunidades e desafios estão por vir, e que o conhecimento adquirido durante o evento será fundamental para preparar os alunos do UniSALESIANO para o futuro. Quem tiver interesse em conhecer mais, pode acessar o link – https://www.congressounisalesiano.com.br/