O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba promoveu nesta segunda-feira, à noite, a abertura solene da XII Jornada de Contabilidade, que compõe a programação da Semana Cultural do curso de Ciências Contábeis para 2011. O evento, que prosseguirá até o dia 23 deste mês, tem como tema A Qualificação Profissional como fator de melhoramento do desempenho da profissão contábil.
Na parte artística, apresentou-se a Banda Musical da Polícia Militar de Araçatuba, que executou o Hino Nacional Brasileiro e também um repertório de canções populares.
A solenidade de abertura da Jornada foi presidida pelo Diretor Geral do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero. Após saudar a todos, ele falou sobre o professor Zélio Paques Terra, que se encontra temporariamente afastado de suas atividades educacionais devido a problemas de saúde. O Pe. Luigi lembrou que Zélio pertence ao quadro de professores do curso de Ciências Contábeis desde a sua implantação, há 40 anos. Disse, ainda, que em recente visita feita a ele, juntamente com o professor André Luís Ornellas, Zélio comentou que estava muito triste por não estar lecionando naquele período. O Pe. Luigi informou que em outubro próximo, por ocasião das comemorações do Dia dos Professores, será feita uma justa homenagem a esse ilustre professor.
Outro ponto importante citado pelo Pe. Luigi foi o prêmio obtido junto ao Guia do Estudante (GE), criado e mantido pela Editora Abril desde 1984, que concedeu ao Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba o status de Três Estrelas, na avaliação de Cursos Superiores, em uma classificação que vai de 1 a 5. Disse que a informação foi prestada diretamente à Instituição pelo Diretor de Redação da revista, Fabio Volpe, e constará da publicação GE Profissões Vestibular 2012, que estará nas bancas de jornais a partir de 6 de outubro próximo.
Em seguida, o Pe. Luigi destacou que em recente pesquisa do Google, referente às funções do contador, constatou-se que essa profissão passou a ser tão importante para as empresas quanto o médico é para o seu paciente. “Assim, este profissional tem muita responsabilidade e competência em suas mãos”, concluiu.
Na abertura solene encontravam-se presentes, também, o 1º Tenente da PM, Tárik Teixeira, o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Antonio Moreira, e um colegiado de professores.
A palestra de abertura foi apresentada pela professora, administradora judicial, consultora empresarial e advogada Nilva Maria Leonardi Antonio, que abordou o tema O Papel do contador na recuperação judicial das empresas.
Ao falar sobre a programação da XII Jornada de Contabilidade, o coordenador Antonio Moreira destacou que “o conhecimento contábil, apesar de existir há milhares de anos, não é um aprendizado estático, pois a cada dia surgem novos métodos, novas técnicas e novas metodologias que se integram no sistema contábil das empresas, os quais têm por finalidade gerir o patrimônio destas organizações”.
Ele explicou que, por essa razão, o evento adotou como foco o “aprender a aprender”, além de procurar estimular os participantes para a prática constante da leitura e pesquisa e para a participação em cursos de especialização e atualização.
O evento prosseguirá com palestras até quinta-feira, dia 22. Na sexta-feira, dia 23, ocorrerá o tradicional coquetel de encerramento do evento.