Profissionais do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Araçatuba realizaram coleta de sangue de alunos e professores do curso de Medicina Veterinária do UniSALESIANO. A ação ocorreu no dia 30 de maio e contou com o auxílio de acadêmicos dos cursos de Biomedicina e Enfermagem da instituição.

A coleta foi feita no Laboratório de Análises Clínicas e faz parte do controle anual da raiva, que é de responsabilidade do município. “Objetivo é verificar se existe contaminação da raiva em pessoas que mantém contato direto com os animais”, explicou a coordenadora do curso de Biomedicina, Profª. Rossana Abud Cabrera Rosa.

Ela informou que nunca houve anormalidade nos exames dos acadêmicos e discentes do UniSALESIANO. “Seguimos todos os protocolos de segurança para evitar a contaminação de doenças”, explicou.

RAIVA

A raiva é uma zoonose transmitida por um vírus mortal tanto para o homem como para o animal. Envolve o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução, segundo o Ministério da Saúde.

É transmitida quando os vírus existentes na saliva do animal infectado penetram no organismo por meio da pele ou de mucosas, pela mordedura, arranhadura ou lambedura do animal.