O cavalo Ringo foi tão bem tratado no Hospital Veterinário do UniSALESIANO, que decidiu voltar sozinho para uma nova consulta, deixando sua tutora, Otília Castro Lopes, surpresa. O animal, um quarto de milha resgatado de maus-tratos, havia sido levado ao hospital para tratar um inchaço na boca, em janeiro.
No entanto, para espanto de todos, ele encontrou sozinho o caminho de volta ao local e apareceu na Instituição, na manhã do dia 10 de fevereiro. A consulta estava marcada para o dia seguinte.
“Cheguei lá e falaram: ‘Seu cavalo apareceu aqui na faculdade’. Eu falei: ‘Nossa, você tá brincando, né?'”, conta Otília, ainda impressionada com a situação.
Otília, moradora do bairro Alvorada, em Araçatuba, dedica sua vida ao resgate e cuidado de cavalos em situação de maus-tratos. Desde os dez anos, ela lida com animais e, atualmente, possui quatro cavalos. Seu trabalho, no entanto, é desafiador, pois, apesar de ter espaço em casa, não consegue oferecer pastagem adequada para os animais e busca apoio para continuar sua missão. “Gostaria de ajuda, mas não estou tendo retorno de ninguém”, lamenta.
Ringo foi resgatado por Otília após sofrer maus-tratos. “Quando levaram ele pra casa, já estava mancando e com a boca inchada. Eu não sei se foi uma pancada ou o que fizeram com ele. E as patas dele estavam cortadas com facão”, relata, emocionada. Desde então, ela tem investido no cuidado do animal, oferecendo ração, vitaminas e medicamentos necessários para sua recuperação.
RAIO-X
A história de Ringo com o UniSALESIANO teve início no dia 6 de janeiro de 2025, quando ele foi levado ao hospital veterinário sob os cuidados da Dra. Tatiane Poló. “No exame físico, estava tudo dentro dos padrões. Fizemos um raio-X que excluiu a possibilidade de abscesso ou alteração dentária, mas foi constatado um pequeno aumento de volume”, explicou a veterinária.
O caso continua sob acompanhamento, e a equipe do hospital pretende realizar mais exames para compreender melhor a condição de Ringo. Enquanto isso, o animal parece sentir o acolhimento da Instituição. “Ele achou que todo mundo ia tratar dele bem. Ele sabe o caminho”, afirmou Otília.
O Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSALESIANO, Prof. Dr. André Ornellas, destacou a relevância desse episódio como um reflexo da excelência e humanização no atendimento prestado pelo Hospital Veterinário. “O caso do Ringo nos mostra que o cuidado e o carinho com os animais fazem toda a diferença. Nosso compromisso vai além do tratamento médico; buscamos proporcionar um ambiente acolhedor e de confiança para todos que passam por aqui”, concluiu.