Cerca de 27 alunos do curso de Medicina do UniSALESIANO participaram do projeto “Dezembro Laranja”, campanha inédita de prevenção ao câncer, que aconteceu no dia 1º de dezembro no Núcleo de Atendimento Médico (NGA), do bairro São João.

No local, os acadêmicos de medicina, juntamente com 11 médicos dermatologistas de Araçatuba e Birigui, realizaram exames rápidos, a fim de procurar por lesões de pele suspeitas de câncer.

Segundo o coordenador do curso de Medicina do UniSALESIANO, Doutor Antônio Henrique Poletto, um número significativo de exames foram realizados no NGA.

“Das 255 pessoas atendidas, 25% delas apresentaram lesões sugestivas e foram encaminhados ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME) para diagnóstico”, disse.

Ainda segundo Poletto, a participação dos alunos em projetos como este, é muito importante pois os coloca no cenário real da saúde pública.

“Os acadêmicos acompanharam o atendimento integral dos pacientes e também discutiram os casos de suspeita, reforçando o entendimento das patologias da pele”, disse Poletto.

A ação é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, o Governo do Estado de São Paulo, o AME, UniSALESIANO e Unimed.