O Centro Uniersitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO e o Hospital Unimed realizaram em parceria, nesta quarta-feira, uma campanha de doação de sangue. O evento, que começou às 7h30 no Campus Universitário, envolveu os alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Direito da Instituição. Além disso, professores e funcionários também atuaram no apoio aos trabalhos.
Os organizadores esperavam atrair um bom público doador, com um resultado que preenchesse as 60 bolsas de sangue disponíveis. Entretanto, o comparecimento foi bem maior, havendo a dispensa provisória das pessoas.
Os alunos e funcionários que não puderam doar foram reunidos em uma sala, onde receberam informações de profissionais da Unimed sobre a campanha e a sua futura participação no projeto.
A proposta de desenvolvimento de ações semelhantes teve início com a realização da primeira Campanha da Liga de AIDS e da Liga do Trauma, ocasião em que os alunos de graduação em Enfermagem se apresentaram como doadores em prol da Unimed. A partir daí a idéia foi a de desmistificar junto aos acadêmicos o ato de doar sangue, proporcionando a eles a oportunidade de, no seu próprio ambiente de estudo, tirar dúvidas sobre a prática deste gesto solidário.
A Drª Janaína de Souza Lima, biomédica do Hospital Unimed, e o Dr. Ivo Pezzotti, responsável pelo Banco de Sangue daquela instituição, acompanharam os trabalhos. Ela acredita que dado o número expressivo de pessoas que compareceram será possível ampliar a quantidade de doadores em novas campanhas. E reiterou que com este gesto os alunos conscientizam seus familiares e amigos sobre a importância da doação, motivando-os a participarem de processos semelhantes.
Já o Dr. Pezzotti defende que a partir dos dados colhidos através das campanhas, podem ser implantados e desenvolvidos projetos de pesquisa na área. A idéia é criar um Centro de Coleta de Sangue na Unimed, proposta que necessitará do trabalho de enfermeiros preparados para a tarefa.
Para o desenvolvimento dos trabalhos o UniSALESIANO disponibilizou três salas do 2º andar do Campus Universitário, sendo uma para a doação, uma para as entrevistas e uma terceira para o coffee break.
Cláudia Cyrillo, coordenadora do curso de Enfermagem da Instituição, enalteceu o apoio que a campanha recebeu do Pe. Luigi Favero, Diretor Geral do UniSALESIANO, e do Prof. André Luís Ornellas, Vice-Diretor. Ao final dos trabalhos ela destacou que os objetivos foram plenamente atingidos: a coleta de 60 bolsas de sangue, o auxílio na formação acadêmica dos alunos e a consciêntização para o exercício da cidadania solidária e fraterna.