A jovem Natalia Scaramele, de Araçatuba, agarrou a oportunidade de ingressar em uma faculdade com bolsas de estudo e conseguiu chegar num lugar de destaque: o doutorado. A história de Natália integra a série “Casos de Sucesso”, que mostra exemplos positivos de alunos e ex-alunos do UniSALESIANO.

Ela frequentou duas vezes o UniSALESIANO; a primeira, em 2012, como bolsista de baixa renda da própria Instituição (50%), no curso de Ciências Biológicas. Voltou em 2013 para estudar Biomedicina, com bolsa Prouni (Programa Universidade Para Todos) – 100%.

Ela conta que o interesse em biomedicina surgiu no último ano do Ensino Médio. “Por ser uma área de ‘bastidores’, que me permitiria auxiliar diagnósticos médicos e trabalhar no ambiente laboratorial, que sempre me interessou”, completou.

Sobre o UniSALESIANO, Natália só tem elogios e dá nota 10. Conta que sempre foi auxiliada em tudo que precisou. “Pelos funcionários, docentes e a coordenadora do meu curso, professora Rossana (Abud Cabrera Rosa)”, disse.

Foi por meio da coordenadora Rossana que a biomédica ingressou como bolsista PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) na FOA (Faculdade de Odontologia de Araçatuba) da Unesp (Universidade Estadual Paulista), em 2014.

“Nesta época, descobri meu amor pela ciência e pela habilitação oficial dos biomédicos, de pesquisa e docência. A partir daí me envolvi em muitos eventos acadêmicos, participei de congressos e, durante minha iniciação, publiquei artigos científicos e sobre as pesquisas que ajudei a executar ainda durante a graduação”, relatou.

Depois de formada, Natália seguiu na carreira acadêmica, prestou o processo seletivo de mestrado da FMVA (Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba), da Unesp, e ingressou no laboratório de Epigenômica. “Esse laboratório é coordenado pela pesquisadora Flávia Lombardi Lopes, que me orientou entre 2017 e 2019 na execução do mestrado”, completou.

A ex-aluna do UniSALESIANO defendeu a dissertação no dia 31 de maio deste ano. Também no primeiro semestre, participou do processo seletivo para o curso de Doutorado, na FMVA e, com orgulho, afirma que vai começar a desenvolvê-lo no próximo dia 1º de agosto.

“Após finalizar o doutorado, pretendo seguir na área de pesquisa e docência, realizando pesquisas e ministrando aulas para cursos de graduação”, concluiu.