O Bispo Diocesano de Araçatuba, Dom Sergio Krzywy, visitou na manhã desta quarta-feira o Campus do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO. Ele foi recebido pelo Pe. Luigi Favero, Diretor Geral da Instituição, e pelo Prof. André Luís Ornellas, Vice-Diretor.

O Pe. Luigi falou da satisfação em receber o ilustre representante da Igreja Católica para a região, desejando que ele tivesse uma ótima acolhida entre todos.

Às 9 horas, ele celebrou missa na Igreja N. S. Maria Auxiliadora para os acadêmicos que freqüentam aulas no período da manhã, abençoando a todos. Depois foi convidado a conhecer as instalações do prédio da Entidade, tanto da parte já terminada quanto da que se encontra em fase final de construção.

Atento, observou as salas, departamentos e demais áreas dos prédios, fazendo perguntas e demonstrando interesse sobre o funcionamento da Instituição.

Às 11 horas, participou de uma reunião realizada na Diretoria do UniSALESIANO, quando pôde conhecer pessoalmente cada um dos coordenadores e diversos professores também convidados. Antes, o Pe. Luigi fez um relato sobre a história das Faculdades Católicas Salesianas em Araçatuba e sua transformação em Centro Universitário. Citou números, destacando o trabalho da Instituição na graduação, pós-graduação, projetos de inserção digital e social e as ações para os idosos na Universidade Aberta da Melhor Idade (UNA).

Dom Sergio Krzywy falou de sua satisfação em visitar o UniSALESIANO. Disse que quando foi indicado para ser bispo diocesano de Araçatuba ficou feliz em saber que os Salesianos atuavam na comunidade. “É uma alegria constatar a presença da Igreja Católica na Educação”, disse, referindo-se ao trabalho da Missão Salesiana.

Ele disse que além de ter interesse em conhecer de perto o Campus e o trabalho da Instituição, estava promovendo uma visita de caráter pastoral. “Fico feliz em comparecer a um Centro Universitário católico, ver os alunos, os cuidados que aqui se tem e o zelo no preparo litúrgico para a celebração de missas”, comentou. Confessou que a Diocese tem olhado muito para o trabalho desenvolvido pelo UniSALESIANO e acompanha as suas conquistas.

Dom Sergio destacou que também trabalha para que os valores do catolicismo se enraízem mais na sociedade e elogiou a inclusão da disciplina de Cultura Religiosa entre as atividades realizadas junto aos acadêmicos. Porém, ele defende que é sempre preciso estabelecer um diálogo através do qual se possa observar e reconhecer a autonomia da Instituição, pois ela tem toda uma estrutura com a qual deve se preocupar em manter. Para ele, a velocidade com que as coisas acontecem hoje exige também respostas rápidas da Igreja.

O Bispo Diocesano de Araçatuba falou, ainda, sobre as muitas visitas que vem fazendo a escolas de Araçatuba e região, onde tem detectado muitos problemas junto à população, como é o caso dos acentuados casos de desestruturação famíliar. Em seguida ouviu o depoimento de diversos coordenadores e professores do UniSALESIANO, que abordaram questões ligadas às suas respectivas áreas de atuação.

Ao final do encontro, agradeceu a todos pela calorosa acolhida que teve, parabenizou os presentes pelo empenho e dedicação em realizar as ações sócio-educacionais e mais uma vez elogiou a riqueza do trabalho feito pela Instituição.

Para encerrar, pediu que os presentes erguessem a mão direita e apoiassem o braço esquerdo no ombro do companheiro ao lado, abençoando a todos e rezando o Pai Nosso.

Dom Sergio Krzywy recebeu a ordenação em 14 de agosto de 2004 e no dia 29 do mesmo mês e ano foi empossado como o novo Bispo Diocesano de Araçatuba. Ele coordena todo o trabalho pastoral de uma grande área que vai de Coroados a Castilho, num total de 17 cidades.

Nesta quinta-feira, também pela manhã, ele visitará as dependências da Universidade Aberta da Melhor Idade (UNA) e das Clínicas de Enfermagem e Fisioterapia existentes no local, onde estudam e fazem trabalho prático os acadêmicos das duas áreas.

Na oportunidade ele conhecerá alunos do Departamento e assistirá a uma apresentação artística do Coral da UNA, que cantará algumas canções do repertório da música popular brasileira.

Dom Sergio Krzywy, ao lado do Pe. Luigi Favero e de alunos do UniSALESIANO, momentos após ter celebrado a missa

Dom Sergio disse ter ficado impressionado com a riqueza, importância e diversidade do trabalho sócio-educacional desenvolvido pela Instituição