A formação integral dos futuros biomédicos é uma preocupação constante no UniSALESIANO, e um dos projetos que reforçam essa missão é o BIOreaders. Criado em 2024 pela professora, Bruna Polacchine da Silva, biomédica e docente do curso, o projeto já se consolidou como uma importante iniciativa acadêmica, que incentiva a leitura literária e o desenvolvimento de habilidades essenciais como vocabulário, fluência e escrita.
Atualmente, em sua 3ª edição, o BIOreaders envolveu, neste semestre, 285 leitores, entre alunos e professores da Biomedicina, que participaram ativamente da leitura das obras e das tradicionais rodas de leitura realizadas nos turnos diurno e noturno. O encerramento contou também com um momento especial de confraternização e a entrega dos certificados aos participantes.
A dinâmica do projeto é simples e eficaz: os acadêmicos se inscrevem voluntariamente e recebem uma versão digital dos livros selecionados. A leitura é feita ao longo do semestre, acompanhada por uma docente da equipe, o que garante mais profundidade nos debates. Ao final, todos se reúnem para refletir sobre os temas abordados e compartilhar experiências, fortalecendo a formação crítica e humanística dos futuros profissionais.
De acordo com a Coordenadora do Curso, Prof. Rossana Abud Cabrera Rosa, o BIOreaders segue com alta adesão: “No semestre anterior, tivemos 269 participantes; agora, são 285, o que mostra o quanto o projeto tem crescido e impactado positivamente nossos acadêmicos”, afirmou.
Nesta edição (2025A), os livros escolhidos foram “A morte é um dia que vale a pena viver”, da médica paliativista Ana Claudia Quintana Arantes, e o best-seller “É assim que acaba”, de Colleen Hoover. Ambos os títulos despertaram reflexões profundas entre os participantes, que destacaram como a leitura ampliou seus olhares sobre temas humanos e emocionais.
Para a professora Bruna, idealizadora do BIOreaders, o sucesso do projeto comprova que a leitura é uma ferramenta poderosa para a formação de profissionais mais conscientes, críticos e preparados para atuar na sociedade. “É muito gratificante ver a alegria com que nossos alunos recebem essa proposta e o envolvimento que demonstram ao longo do semestre”, concluiu.