O artigo intitulado “Vitamin suplementation on odontogenesis during pregnancy and postnatal period”, escrito pela ex-aluna do Curso de Biomedicina do UniSALESIANO, Ana Carolina Nascimento Carnevali para o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), foi publicado, recentemente, na “International Journal of Health Science”, revista internacional de grande impacto na sociedade.

O estudo contou com a orientação da Coordenadora do Curso de Biomedicina do UniSALESIANO, Prof.ª Rossana Abud Cabrera Rosa, e com a co-orientação da biomédica também formada na Instituição, Thais Veronica Saori Tsosura – que realiza doutorado-sanduíche no exterior.

A paixão de Ana Carolina pela pesquisa se deu após ter sido, por alguns anos, aluna de iniciação científica. Nesse período, ela contou ter recebido as primeiras orientações para trabalhar nessa área. “A professora Rossana, como pesquisadora e Coordenadora do curso, sempre me apoiou nessa jornada e, quando idealizei meu TCC, não tive dúvidas de que ela seria a orientadora”, enfatizou.

A jovem, com apoio de Rossana e Thaís, afirmou ter feito uma pesquisa árdua sobre o assunto, revisando estudos publicados desde 1990, com critérios de qualidade que trouxessem relevância à sociedade. “Durante toda minha graduação, estudei os impactos da Programação Fetal e, realizar esse estudo, constatando os efeitos da suplementação vitamínica no desenvolvimento oral das crianças, foi de suma importância na minha trajetória”, explicou.

Por sua vez, a Coordenadora Rossana comemorou a publicação em uma revista tão renomada, principalmente, tendo como assunto a odontogênese. “É minha linha de pesquisa, a formação dentária. Ficamos felizes com essa repercussão”, disse.

RESUMO

Segundo o resumo do artigo de Ana Carolina, a odontogênese é um processo complexo que envolve eventos celulares e moleculares altamente coordenados, que culminam na formação dos elementos dentários. Sabendo-se que a formação e o desenvolvimento dentário se iniciam no período gestacional, pode-se destacar a influência da saúde materna nas possíveis patologias bucais posteriores ao filho.

“A desnutrição, em geral, é capaz de afetar a odontogênese em todas as suas fases, envolvendo os períodos pré e pós-natal. Nesse estudo, pode-se verificar a necessidade de vitaminas no desenvolvimento oral.”

Confira aqui o link de acesso ao artigo.