O UniSALESIANO reuniu seus membros da comunidade acadêmica para a Plenária de 2024, um evento marcante que celebrou o bicentenário do sonho inspirador de Dom Bosco, fundador dos salesianos. A palestra central foi proferida pelo Pe. Ademir Lima, SDB, vice-presidente da Missão Salesiana de Mato Grosso, mantenedora do UniSALESIANO.

O evento teve a presença dos integrantes da Reitoria: Reitor e novo Diretor-Geral do UniSALESIANO Araçatuba, Pe. Paulo Fernando Vendrame, SDB, Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. André Ornellas, Pró-Reitor de Pastoral, Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB, Pró-Reitora Administrativa, Vanda Aparecida Guilherme Moura; além do mestre Arnaldo Ernest Sugshi, SDB, do Pe. Delmiro Vieira do Nascimento, SDB, que atua na Paróquia Salesiana São Francisco e Santa Clara, e do novo Diretor-Geral da Comunidade Salesiana de Lins, Pe. João Marcos Araújo Ramos, SDB.

Inicialmente, os participantes foram acolhidos com uma celebração realizada pelo Pe. Paulo Jácomo e sua equipe de Pastoral. Tiveram acesso também a conteúdo explanado pelo Prof. André Ornellas em relação à área acadêmica.

Em seguida, Pe. Ademir Lima ministrou a palestra com o objetivo de demonstrar que o sonho de Dom Bosco foi a base do carisma salesiano e um elemento inspirador para o trabalho educativo realizado nas instituições salesianas. “O ‘sonho dos 9 anos’ é inspirador e o analisamos como o comportamento de Dom Bosco ao longo de sua vida. Isso é uma questão antropológica”, destacou.

O evento encerrou-se com uma reflexão profunda sobre a proposta do “sonho dos 9 anos” para os dias atuais, reforçando o compromisso da Instituição em oferecer uma educação de qualidade que vai além do acadêmico, visando o desenvolvimento integral dos jovens. O bicentenário do sonho dos 9 anos de Dom Bosco foi celebrado não apenas como um marco histórico, mas como uma inspiração contínua para a missão salesiana de transformar vidas, na linguagem de Dom Bosco, transformar “lobos em cordeiros”.