Alunos do 1º termo do curso de Fisioterapia do UniSALESIANO participaram de uma palestra com o tema “Autismo: a atuação da fisioterapia na área de geriatria e neuropsiquiatria”. O evento, realizado no dia 2 de maio, foi ministrado pelo fisioterapeuta Selmo Mendes Elias, que é também orientador de estágios supervisionados.
Os alunos do período noturno tiveram oportunidade de conhecer os fundamentos científicos da conduta terapêutica nas áreas da geriatria e neuropsiquiatria, mais especificamente sobre o autismo.
O palestrante apresentou fotos e vídeos de casos atendidos pela fisioterapia no Lar da Velhice e na AMA (Associação dos Amigos dos Autistas). Os acadêmicos ainda participaram de uma prática sobre dessensibilização com o uso do tapete sensorial.
De acordo com Elias, que atua nas áreas de geriatria e neuropsiquiatria, a fisioterapia é de fundamental importância para esses pacientes. “Sem o tratamento fisioterápico, fica difícil eles terem qualidade de vida”, explicou, ao justificar o aumento da população idosas e de crianças diagnosticadas com autismo.
Os trabalhos de organização do evento foram desenvolvidos pela docente da disciplina, Graziele Simões, e a coordenadora do curso de Fisioterapia, Profª. Carla Komatsu Machado.