A Aula Magna com o tema “A Arte da Anestesiologia”, promovida na última sexta-feira (13) pela Liga de Anestesiologia e Dor do UniSALESIANO, encantou os participantes que estiveram presentes e também acompanhando a transmissão online.
Tudo porque o palestrante conseguiu expressar, de forma humanizada, o fascínio em atuar com a Medicina, especificamente, a anestesia. “Nada mais sublime que tirar a dor de alguém, gerar calor e transmitir confiança ao paciente. É sublime e eu sou apaixonado pela anestesia”, contou o Dr. Francisco Ricardo M. Lobo, responsável pela Residência Médica em Anestesiologia da Famerp (Faculdade de Medicina de Rio Preto).
Lobo – que possui Título Superior em Anestesiologia (TSA-SBA), além de ser mestre e doutor em Ciências da Saúde, ter feito um Fellow em Birmingham, no Reino Unido sobre Transplante Hepático e outro em Bruxelas, na Bélgica, sobre alterações da Coagulação – mostrou para o público a história da anestesiologia e de sua carreira.
“Em 41 anos de profissão, foram mais de 60 mil anestesias. Já trabalhei com 10 Ligas e sempre teve um ou dois que saíram anestesistas. Isso me deixa muito feliz”, completou.
Segundo Logo, o objetivo da anestesia é induzi-la de forma fácil, rápida, suave, gerando estabilidade no paciente. “A anestesia tem horas de tédio, que é a manutenção; alguns minutos de tensão e segundos de terror, que é o momento de trazer o paciente para a realidade, sem dor, com respiração normal”, explicou o médico.
O vice-presidente da Liga de Anestesiologia e Dor, o acadêmico Ricardo Torrezan Risk Eid, contou que todos ficaram felizes com a oportunidade de trazer um médico renomado como Lobo para o evento. “Ele não apenas ensinou um pouco de história da Anestesiologia e como funciona o mercado de trabalho na especialidade, mas ensinou o que é trabalhar com amor e individualizar o cuidado com o paciente. Um lado humano da profissão que muitos médicos ainda desconhecem”, disse.
A palestra pode ser acompanhar pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=-BeRkL8JJyg&feature=youtu.be.