A importância da formação acadêmica

No dia 26 de março, o UniSALESIANO de Araçatuba promoveu a Aula Magna do Curso de Enfermagem.

A abertura do evento foi feita pelo Pe. Luigi Favero, Diretor Geral. Ele disse: o Papa Francisco usa muito a palavra cuidar: cuidar das pessoas e cuidar do ambiente. A profissão da enfermeira tem como específica missão cuidar de vidas, sobretudo na fragilidade da doença. Lembrou a entrevista de um empresário que perguntava a quem queria entrar na sua empresa: Qual é o seu sonho? Qual é a sua paixão? O Diretor fez votos que o sonho e a paixão nunca se apagassem na sua profissão e em seus estudos.

Estavam presentes a coordenadora de Enfermagem Prof.a Me Cláudia Cristina Cyrillo Pereira, professores e acadêmicos.

O evento teve apresentação do grupo Filhos da Ana, animando todos os presentes.

Na oportunidade, a ex-aluna Letícia da Cruz Sanches, mestranda em Epidemiologia pela Unesp, enfermeira responsável da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital da Unimed de Araçatuba debateu o tema: O papel do enfermeiro na comissão de controle de infecção hospitalar. Destacou a importância da formação acadêmica, da dedicação ao estudo e da especialização na área de interesse.

A conferencista disse: O enfermeiro é o profissional mais requisitado na CCIH – Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. As tarefas do Enfermeiro da CCIH, além da Vigilância Epidemiológica, são: Elaboração de Normas e Rotinas e Supervisão do uso dos germicidas hospitalares; supervisão do Serviço de Higiene e Limpeza Hospitalares; elaboração de normas e rotinas para procedimentos hospitalares e controle dos egressos.