O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba promoveu nesta segunda-feira, à noite, a Aula Magna do Curso de Ciências Contábeis. O evento, realizado na Igreja Universitária, foi presidido pelo professor Dr. André Luís Ornellas, Vice-Diretor da Instituição, que estava acompanhado do coordenador da área, Antônio Moreira, e de Marco Antonio de Campos Salles, delegado do Conselho Regional de Contabilidade, regional de Araçatuba.
Ao fazer uso da palavra, André comentou a importância do ensino de Ciências Contábeis nos trabalhos da Missão Salesiana em Araçatuba. “Tudo começou com este curso, que foi a primeira proposta educacional de Ensino Superior aqui lançada, quando a Instituição ainda se chamava Faculdades Católicas Salesianas”, disse.
Em seguida, o contabilista Adriano Gilioli proferiu palestra sobre o tema A Contabilidade como instrumento de apoio na Gestão Empresarial. Ele é contador, Pós-Graduado em Gestão Empresarial, Mestre em Administração de Negócios pela USP (2007) e Mestre em Contabilidade e Finanças pela PUC (2011). Presentemente atua como professor universitário e integra o Conselho Regional de Contabilidade, com sede em São Paulo. É, também, membro da 2ª. Câmara de Fiscalização e das Comissões de Desenvolvimento Científico, Educação Profissional Continuada e do CRC – SP Jovem.
Em sua apresentação, ele falou detalhadamente sobre o campo de atuação dos contabilistas e da nova visão que a profissão teve após as últimas mudanças na legislação que normatiza o trabalho na área. Citou que a antiga lei que regia a contabilidade havia sido feita para uso e consumo internos, mas que por conta da mudança ela passou a ser um instrumento de trabalho do mundo, com linguagem homogênea e comum na maioria das nações. “Isso se tornou possível, porque a contabilidade atual é exatamente como uma partida de futebol, em que os jogadores não precisam necessariamente falar a mesma língua para se entenderem, mas apenas conhecer as regras do jogo”, disse.
Citou como exemplo o trabalho de contabilistas em Dubai, no Oriente Médio, lembrando que agora a profissão é supervalorizada em lugares como aquele. “Com as novas orientações, com validade para todo o mundo, a nossa profissão realmente começa a ocupar um lugar de grande destaque”, concluiu.
Na parte artística que antecede o início das palestras, houve a apresentação do CoralMadrigal Parallelus, sob a regência da professora Mizue Sawada Otsuka.