O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba promoveu nesta quarta-feira, no período da manhã, a Aula Magna do curso de Farmácia. A abertura solene do evento foi feita pelo Pe. Luigi Favero, Diretor Geral da Instituição, que estava acompanhado da coordenadora da área, Ana Carolina Lima Frade Gomes, e de um colegiado de professores.

Ele aproveitou a oportunidade para comentar o momento especial que a Igreja Católica estava vivendo, com a expectativa de ter nas próximas horas a indicação do novo Papa. “Os olhos do mundo estão voltados para o Vaticano e para a chaminé que anuncia que um novo Pontífice foi escolhido, pois ele representa a dimensão espiritual do ser humano e é a voz da consciência moral da humanidade”, disse. Citou, também, que “cada um de nós deve cuidar da sua dimensão espiritual e ter esta consciência moral que guia o nosso comportamento”.

A Aula Magna de Farmácia, sobre o tema O papel do farmacêutico nas análises clínicas, foi proferida pelo Dr. Élcio Jesus Manzano, farmacêutico-bioquímico formado pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. É especialista em Saúde Pública na área de Análises Clínicas pela Universidade Federal do Paraná. Conta com vasta experiência em análises clínicas, como funcionário de laboratório e também por ter exercido o cargo de diretor do Laboratório do Hospital Universitário da Faculdade de Medicina de Jundiaí. Foi sócio- proprietário e fundador do Laboratório Trianon e criador e responsável técnico pelo Exame – Centro de Diagnóstico Médico de Araçatuba. Reúne, ainda, grande experiência acadêmica nas áreas de Hematologia e Bioquímica.

Graças à sua vivência como farmacêutico e proprietário de laboratório de análises clínicas, ele destacou a importância de “ser empreendedor de si mesmo”. Enfatizou a necessidade de investimento em estudo e cursos de atualização. “É preciso fazer investimento não só financeiro, mas do tempo dedicado ao estudo, desenvolvido de forma séria, que seja essencial para a formação de um profissional competente”, comentou. Lembrou que toda empresa procura um funcionário que tenha compromisso, que procure não apenas cumprir sua carga horária, mas que conheça a missão da organização e que se envolva com o trabalho.

O Dr. Élcio ressaltou que o sucesso de um profissional depende de seu esforço e incentivou os acadêmicos para terem sempre a busca pelo conhecimento como uma de suas principais metas. Ele também respondeu a questões formuladas pelos alunos quanto ao descarte de material biológico, os setores dos laboratórios de análises clínicas, a integração destes setores, os diversos tipos exames realizados e o controle de qualidade dos resultados. Assim, traçou um amplo panorama sobre o laboratório de análises clínicas e o papel fundamental do farmacêutico para garantir a qualidade de vida das pessoas.

Por sua vez, a coordenadora Ana Carolina agradeceu o palestrante por dividir toda a sua experiência com os acadêmicos do UniSALESIANO e destacou que “ser farmacêutico é ter compromisso com a saúde e o bem-estar das pessoas, seja na área de medicamentos, alimentos, como também quanto a análises clínicas e toxicológicas”. Finalizou, lembrando que o farmacêutico deve ser um profissional acessível, sempre em busca de atualizações.