Palestrante citou que um em cada dois brasileiros enfrenta a doença
Foi realizada nesta sexta-feira, à noite, no Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba a Aula Magna do curso de Nutrição. O evento – que aconteceu na sala do Tribunal do Júri – foi aberto oficialmente pelo professorDr. André Luís Ornellas, Vice-Diretor da Instituição, que estava acompanhado da coordenadora da área, Ariadine Pires, e de um colegiado de professores.
Dirigindo-se aos acadêmicos, o professor André falou da importância do nutricionista, um profissional que trabalha no sentido de garantir uma maior longevidade para o ser humano. Comentou, também, a importância da postura deste profissional na sociedade e no dia a dia de seu trabalho, atentando para o humanismo e exercendo a solidariedade, não só visando à questão financeira mas também ao lado social. “O nutricionista não consegue caminhar bem profissionalmente se não estiver bem com a sua parte pessoal, pois assim sendo terá a oportunidade de melhor ajudar o próximo e colocar em prática os mais salutares princípios de sua profissão”, concluiu.
A Aula Magna foi proferida por Juliana Sedlacek Bassani, nutricionista do Hospital da Unimed. Ela também atua em consultórios e ministra aulas e palestras sobre o assunto. O tema abordado foi Obesidade e reeducação alimentar. Segundo ela, a obesidade é uma doença crônica que envolve diversos fatores, dentre eles a falta de atividade física e os hábitos alimentares inadequados, quando a ingestão alimentar de um indivíduo é maior do que o seu gasto energético.
A palestrante também destacou que a prevalência da obesidade, atualmente, atinge proporções epidêmicas, quando um em cada dois brasileiros já se apresenta como obeso. Demonstrou, ainda, que a obesidade central, ou seja, aquela medida a partir da circunferência da cintura, é um fator de risco gravíssimo para o aparecimento de doenças cardiovasculares, pois as gorduras corporais se instalam entre os órgãos dificultando suas funções e o adequado funcionamento sistêmico orgânico como um todo.
Ao encerrar a sua exposição, Juliana falou sobre o tratamento da obesidade através da reeducação alimentar, que inclui vários procedimentos que o indivíduo tem de adotar ao longo da vida, com o objetivo de perder peso e mantê-lo em níveis ideais. “São atitudes voltadas aos hábitos de alimentação como comer devagar, pouco e várias vezes ao dia, que a pessoa tem de adotar como um costume diário em sua vida”, disse.
Depois de relatar os diversos tipos de problema de saúde e sequelas que a doença provoca, Juliana prestou orientações quanto aos cuidados de alimentação que se deve ter para combater este tipo de patologia.