Foi realizada nesta terça-feira, dia 5, à noite, no UniSALESIANO de Araçatuba, a Aula Magna do Curso de Enfermagem. O evento, que foi desenvolvido na sala do Tribunal do Júri, contou com a presença do Diretor Geral da Instituição, Pe. Luigi Favero. Ele estava acompanhado da coordenadora da área, Cláudia Cyrillo, e de um colegiado de professores.

O Pe. Luigi fez um breve histórico do curso, lembrando que ele havia começado há 9 anos, quando as aulas ainda eram realizadas na Unidade 3, em um prédio onde antes existia a Escola de Comércio Dom Pedro I, na Praça Getúlio Vargas. “Mais de 250 candidatos compareceram para fazer a matrícula e quando as aulas terminavam o que se via era uma nuvem de pessoas vestidas de branco saindo da Faculdade e circulando pelas ruas próximas”, disse.

Ao citar que os acadêmicos presentes haviam escolhido um curso muito importante, comentou o caso de uma médica de Curitiba suspeita de acelerar a morte de pessoas em estado aparentemente terminal. Mencionando que, a se comprovar os fatos, se tratava de um caso estarrecedor, disse que “o objetivo dos profissionais da Saúde é justamente o de cuidar das pessoas e salvaguardar suas vidas”, lembrando que, portanto, a sociedade espera muito daqueles que vão se formar em um curso de Enfermagem.

O Pe. Luigi também aproveitou o momento para elogiar os bons enfermeiros que dignificam a profissão. Citou que há 3 pontos que marcam o trabalho deles: competência, ética e amor, que devem sempre estar presentes na vida destes profissionais.

A Aula Magna de Enfermagem de 2013 foi proferida por Diane Myamamoto, que integra o setor de Educação Continuada do Hospital Unimed de Araçatuba e atua como professora em cursos técnicos no Senac. Ela Iniciou a palestra falando dasquatro posturas do enfermeiro nos trabalhos da urgência e emergência, como o conhecimento e a importância das aulas teóricas; a boa liderança da equipe na hora de saber quem vai assumir a urgência, pois o enfermeiro só demonstrará liderança se souber lidar também com a teoria; prover os materiais utilizados com antecedência, checando constantemente os carrinhos de urgência para verificar se os medicamentos não estão vencidos, para que no momento da urgência nada falte e nada esteja quebrado; e, por último, o conhecimento sobre o comportamento humano, procurando entender a maneira de ser de cada um, mantendo um bom relacionamento com todos, já que nestes momentos também é possível que o enfermeiro seja obrigado a delegar tarefas diferentes.

Diane falou também da importância do enfermeiro ser um educador em saúde, pois é isso que ele faz quando conversa com as famílias sobre a situação dos pacientes. Ela reforçou as palavras do Pe Luigi, quanto à questão da ética, do amor à profissão e ao próximo, pedindo a todos que tenham sempre estes conceitos presentes em suas vidas. “Estar a par de tudo e ser bem formado é de vital importância, uma vez que na urgência o líder da equipe não pode falhar ou dizer que não sabe como fazer tal procedimento”, disse.

Finalizou a palestra exortando os acadêmicos para estarem sempre em dia com as inovações de sua profissão, buscando nos livros e em artigos científicos as informações de que precisam.