O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba promoveu na quinta-feira, dia 7, a Aula Magna do curso de Biomedicina. A abertura solene do evento foi feita pelo Pe. Luigi Favero, Diretor Geral da Instituição, que estava acompanhado da coordenadora da área, Rossana Abud Cabrera Rosa, e de um colegiado de professores.

O Pe. Luigi destacou a importância do curso de Biomedicina para a pesquisa e análise das doenças, cujos estudos buscam encontrar a cura para os males que afligem a humanidade. “Quero parabenizar a todos por terem escolhido uma profissãp muito bonita e importante, e também porque vocês são os alunos pioneiros e fundadores deste curso no UniSALESIANO”, disse.

A Aula Magna, sobre o tema Biomedicina: uma carreira multidisciplinar, foi proferida pela professora Flávia Luciana Beltrame, biomédica pela Universidade Estadual de Londrina, em 2005, e mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina – UNIFESP/EPM, em 2009. Ela é doutoranda em Morfologia na Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina e também desenvolve pesquisas na Faculdade de Odontologia de Araraquara (FOAr/UNESP). Além disso, atua nas áreas de Morfologia, Biologia da Reprodução, histofisiologia testicular, espermatogênese de mamíferos, alterações testiculares sob ação farmacológica e vascularização testicular.

Ela destacou que a Biomedicina é uma ciência que está situada entre as práticas da medicina e as teorias da biologia, sendo uma carreira ampla e fortemente multidisciplinar. Lembrou que a biomedicina tem uma atuação voltada principalmente para a pesquisa, coleta de dados e aumento da qualidade de vida da população humana. Para a professora Flávia, o objetivo de todo o trabalho do profissional da área é pesquisar doenças e pragas, descobrir novos tipos de tratamento para doenças conhecidas, encontrar formas eficientes de prevenção, desenvolver exames clínicos mais eficientes e orientar para o exercício de práticas saudáveis que permitam à população ter uma vida de melhor qualidade.