Palestrante, que é diretor da Kids, anunciou que a indústria exporta 27 mil pares de calçados por mês

O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatubapromoveu nesta segunda-feira, às 19h30, a Aula Magna do curso de Administração. O evento foi presidido pelo Pe. Luigi Favero, Diretor Geral da Instituição, que na oportunidade estava acompanhado do professor José Carlos Lorenzetti, coordenador da área, e de um colegiado de professores. A parte artística esteve aos cuidados da Orquestra Jovem de Repertório Livre, sob a regência do maestro Areobaldo Monfredini, que apresentou uma seleção de músicas populares.

Ao dirigir-se à plateia, o Pe. Luigi falou da importância do administrador para as empresas e por se tratar de uma área de trabalho muito promissora. “Vocês, como estudantes do curso de Administração devem ter em seu projeto de vida não apenas o de serem simples trabalhadores, mas se tornarem empresários empreendedores, criando oportunidades de trabalho também para outros”, frisou. Ao finalizar, referindo-se ao palestrante convidado, disse que “o empresário Ricardo Gracia era um exemplo para os futuros administradores”.

Ricardo Gracia, diretor da Indústria de Calçados Kids, de Birigui, ao apresentar sua palestra abordou o tema O Administrador e o futuro do mercado de trabalho. Ele iniciou a apresentação comentando que quando a Kids começou sua trajetória, a indústria fabricava 7 pares de calçados por dia. “Hoje a nossa produção é de 27 mil pares/dia”, destacou, lembrando que exporta seus produtos para cerca de 15 países, citando a China como seu maior comprador. Disse que pela importância da China e por aquela nação ser hoje a que mais compra da Kids ele viaja para lá pelo menos três vezes por ano, onde, pelo volume de negócios que mantém, conta com vários representantes.

Ricardo Gracia informou que atualmente a Kids tem um quadro de 2.090 funcionários, que ele prefere chamar de colaboradores. Anunciou que em breve vai inaugurar uma segunda unidade industrial em Bilac. A família, aliás, diversificou sua atuação e hoje trabalha também em outras áreas, possuindo uma agropecuária e uma construtora de casas e prédios de apartamentos. Citou que a Kids hoje é totalmente automatizada e graças a isso calcula que economiza cerca de 280 mil reais por mês.

Por último, estimulou os alunos a estudarem sempre, indo além da formação superior, lembrando que “o administrador deve estar sempre atualizado e inclusive falar outros idiomas”. Disse que no futuro os administradores deverão falar também o mandarim, pois a economia da China, que já é uma das mais fortes do mundo, no futuro terá ainda maior peso. Encerrou sua apresentação distribuindo um kit com brindes da Indústria Kids para os acadêmicos.