O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba realizou nesta terça-feira, às 20 horas, a Aula Inaugural do Curso de Enfermagem para a turma do período da noite. O evento foi presidido pelo Diretor Geral da Instituição, Pe. Luigi Favero.

A palestra de abertura do ano acadêmico da área também foi feita por Yara Avalos, enfermeira que trabalha há 24 anos na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), atuando junto ao Centro de Assistência Odontológica a Portadores de Necessidades Especiais, o Centrinho. Na oportunidade, ela abordou o tema Cuidados de Enfermagem com Pacientes Especiais.

Yara novamente falou da discriminação ainda sofrida pelos pacientes especiais, lembrando que o trabalho do Centrinho, que atende cerca de 70 pessoas por dia, de várias cidades e estados brasileiros, é referência mundial. Ela igualmente exibiu um vídeo sobre a Síndrome de Down e destacou que os enfermeiros devem estar preparados também para atuar com este tipo de pacientes. Segundo ela, a enfermagem para pacientes especiais representa um grande campo de trabalho para os profissionais da categoria.

Citou, também, a importância do trabalho da equipe multiprofissional, lembrando que no Centrinho trabalham conjuntamente cardiologistas, anestesistas, cirurgiões, psicólogos, enfermeiros, fonoaudiólogos, assistentes sociais otorrinolaringologistas e pediatras.

A parte artística do evento contou com a apresentação da Orquestra de Cordas de Araçatuba, que tocou números de MPB, músicas de cinema e clássicos, sob a regência do maestro Célio Novaes da Silva.