O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba realizou nesta sexta-feira, pela manhã, a Aula Inaugural do Ano Acadêmico de 2007 de seu Curso Superior de Enfermagem.

O evento foi desenvolvido na Igreja Universitária Nossa Senhora Auxiliadora e contou com a presença do Pe. Luigi Favero, que fez a abertura do evento dirigindo-se a todos os presentes. Ele falou da importância do curso e da profissão de Enfermagem e saudou a convidada que se apresentaria em seguida.

A Dra. Maria Antonia de Andrade Dias, que integra os quadros do Conselho Regional de Enfermagem, ministrou palestra sobre o tema Carreira de Enfermagem e Marketing Pessoal. Ela conta com especialização em Administração Hospitalar e é Presidente da Sociedade Brasileira de Gerenciamento em Enfermagem e Titular do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo.

A palestrante comentou com riqueza de detalhes o perfil que o mercado exige hoje do profissional de enfermagem. Segundo ela, as pessoas que se formam e atuam nesta área não devem restringir-se apenas ao trabalho técnico, mas também assumir noções e práticas de gerência e administração.

“O enfermeiro não é só aquele que cuida de seu paciente. Ele deve conhecer bem seu espaço de trabalho e gerenciar as ações que estão ao seu alcance”, disse. Ela enfatizou que para isso é preciso que questões como confiança, ética e postura precisam fazer parte do cotidiano e da vida dos profissionais do setor, lembrando que os doentes e internos merecem receber um tratamento e acompanhamento personalizado e humanista.

“Temos de mostrar o que existe de bom em nossa profissão – destacou – como as propostas, ações, iniciativas e projetos criativos apresentados por enfermeiros que enobrecem, enaltecem e valorizam os membros da categoria.”

Maria Antonia enfatizou, também, questões como o trabalho em equipe, utilizando-se de projeções em telão para explicar suas idéias. “A ação multidisciplinar, as relações interpessoais, a harmonia e o entendimento são fatores fundamentais para o bom desempenho dos profissionais de enfermagem”, concluiu.

A palestra foi bastante interativa, com abertura de espaço para perguntas da platéia. Após as colocações da Dra. Maria Antonia foi realizada uma Mesa de Debates, com a presença das professoras Karina Juliana Guerra e Vivian Preto, do Curso de Enfermagem.