O curso de Comunicação Social, Jornalismo e Publicidade & Propaganda do Centro Universitário Católico Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba realizou a sua Aula Magna de 2010 neste dia 26, à noite, no Auditório “Bento XVI”, no Campus da Instituição.

A abertura oficial do evento foi feita pelo Diretor Geral do UniSALESIANO, Padre Luigi Favero, que deu as boas-vindas a todos e agradeceu aos novos acadêmicos pela escolha do UniSALESIANO. Disse que, pelas características do curso, os alunos de Publicidade e Propaganda devem participar mais da vida da Universidade. “A presença dos alunos desta área é tão importante para nós que a partir de agora duas páginas do nosso Jornal trimestral UniSALESIANO News serão reservadas para vocês, para que escrevam e apresentem seus trabalhos”, frisou.

A seguir, destacou que um professor de Caxias do Sul, onde esteve recentemente, lhe disse que considerava que a maior invenção da história da humanidade foi a roda, conclusão que achou até simplória. “Depois, porém, parei para pensar naquela afirmação e então entendi o significado desta descoberta, pois após a invenção da roda o mundo observou avanços sem precedentes em todas as áreas e setores da vida humana”, comentou. Concluiu, citando que “o maior bem de todos é o conhecimento, pois é por meio dele que as grandes idéias surgem e beneficiam os seres humanos”.

A seguir, o professor Dr. Juliano Maurício de Carvalho, convidado para proferir a Aula Magna do Curso de Publicidade e Propaganda, abordou o tema A Nova Era da Comunicação, encantando a plateia com sua exposição. Ele é doutor em Comunicação Social pela Umesp, Mestre em Ciências Políticas pela Unicamp e estuda Jornalismo na PUC de Campinas.

Um dos pontos da palestra que mais chamaram a atenção, foi quando Juliano falou da preocupação das estações de TV que estão perdendo audiência de uma maneira surpreendentemente progressiva e completamente irreversível. Segundo ele, “os jovens de hoje não querem mais um televisor em seus quartos e sim um computador, pois desejam ser os senhores de seu próprio destino”. Destacou que o Youtube, por exemplo, compete de frente com os canais e rouba facilmente a audiência, pois permite que os internautas tenham a opção da escolha dos temas a serem vistos e não aceitam mais se sujeitar a uma programação já preparada e imposta, como é o caso das TVs.

Destacou, ainda, que as profissões ligadas à televisão e ao rádio tenderão a desaparecer no futuro, ao passo que a de jornalistas e profissionais de publicidade terão seus espaços aumentados e cada vez mais influentes. “Um exemplo disso é a explosão de blogs e sites de relacionamento”, concluiu.

Finalizou lendo e comentando uma carta que Rubem Alves enviou ao jornalista Roberto Marinho, já falecido, lembrando a ele que a TV Globo era um poderoso instrumento de transformação e que se o canal fosse utilizado principalmente para a educação teria causado grandes, profundas e benéficas mudanças para o povo brasileiro. Porém, Alves nunca recebeu resposta de Marinho