No intuito de aprimorar suas habilidades práticas e empatia no atendimento médico, os alunos do 4º termo do Curso de Medicina do UniSALESIANO se envolveram em uma intervenção artística que simula situações clínicas de pacientes reais. A iniciativa, sob a direção de Djalma França, envolveu a caracterização de atores para representar diferentes cenários de atendimento.
Entre as representações, estão Maridalva Rocha dos Santos, uma idosa de 59 anos, portadora de asma crônica e obesidade. O cenário aborda a vida dessa paciente, marcada por dificuldades respiratórias desde a infância, vivendo em um sítio com sua família, onde o acesso a cuidados médicos é limitado.
Outro cenário encenado é o de Felipe dos Santos Souza, apelidado de “Itaquera”, um jovem de 27 anos que enfrenta uma batalha com dependência química, descrevendo um perfil complexo e desafiador.
A simulação também envolve José Roberto Andrade, 41 anos, que representa um quadro de angina estável, transtorno de ansiedade e síndrome do pânico. Sua situação reflete um paciente teimoso e ansioso, destacando a resistência em confiar nos médicos do pronto atendimento.
Além disso, a intervenção artística traz à vida a personagem de Dona Irene da Silva, uma idosa de 70 anos, portadora de dores crônicas nas pernas, coluna e joelhos. Seu cenário representa uma senhora carente, sempre disposta a conversar e a oferecer conselhos.
Os atores, em colaboração com a direção de Djalma França, desempenharam papéis específicos, imergindo nos detalhes das vidas e condições de saúde dos personagens, proporcionando uma experiência realística aos estudantes.
Essa atividade busca proporcionar uma compreensão mais profunda das experiências e desafios enfrentados por pacientes reais, capacitando os estudantes para lidar com uma variedade de situações de atendimento médico.
Estas intervenções artísticas não apenas desafiam a capacidade técnica dos alunos, mas também estimulam a compaixão e a empatia, habilidades fundamentais para futuros profissionais de saúde.
O evento foi uma oportunidade valiosa para os estudantes, fornecendo uma experiência prática envolvente e enriquecedora, contribuindo significativamente para a sua formação acadêmica e humana.
O Coordenador do Curso de Medicina do UniSALESIANO, Dr. Antônio Poletto, lembrou que essa atividade, que integra a metodologia de simulação realística, é aplicada desde a primeira turma de Medicina. “É muito importante porque prepara o acadêmico para os desafios da profissão no relacionamento médico-paciente. Trata-se de uma habilidade fundamental para o médico”, concluiu.