Cerca de 1.700 alunos dos cursos de Engenharias e Arquitetura do UniSALESIANO lotaram a Igreja Universitária no campus de Araçatuba, na terça-feira (10/11) para assistir a palestra do astronauta Marcos Pontes. Ele falou sobre o tema “Vencendo barreiras, uma experiência sem precedentes para você e sua família”, uma palestra motivacional com o uso de muitas imagens sobre sua carreira. Ao final, foi muito aplaudido pelos universitários.
Ao chegar ao campus no início da noite de terça-feira, o astronauta foi recebido pelo Reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero e – muito solícito – tirou fotos com dezenas de alunos. A abertura oficial da Semana das Engenharias e Arquitetura foi realizada na Igreja Universitária, com a presença de várias autoridades do município, entre elas representantes da Prefeitura Municipal, Corpo de Bombeiros, UDOP (União dos Produtores de Bioenergia) e AEAN (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste). Além do Reitor, Pe. Luigi, estavam presentes também o recém-nomeado Pró-Reitor de Pastoral, Pe. João Neto, e o Pró-Reitor Acadêmico, Prof. André Ornellas.
Em seu pronunciamento, Pe. Luigi disse que “para nós, do UniSALESIANO, esta é uma noite extraordinária e muito bonita, porque vamos voar para o espaço, juntamente com nosso astronauta”. Ele relembrou o feito histórico da viagem do homem à lua, há 40 anos, e saudou a capacidade humana de superar barreiras. Antes do início da palestra, entregou ao astronauta Marcos Pontes o livro “Araçatuba, 100 anos de história”, editado pelo UniSALESIANO em parceria com a Nestlé, no Centenário da cidade; também presenteou o astronauta com a Medalha de Dom Bosco, lembrando que neste ano está sendo comemorado o Bicentenário de Nascimento do santo fundador dos salesianos.
Marcos Pontes iniciou a palestra com a apresentação de um vídeo sobre sua carreira, desde a infância em Bauru até a viagem ao espaço, em 2006, quando ficou por 10 dias na Estação Espacial Internacional.
Ele é engenheiro aeronáutico e tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB), atualmente na reserva. Foi o primeiro astronauta brasileiro e primeiro sul-americano a ir ao espaço, em 2006, na missão batizada de “Missão Centenário“, em referência à comemoração dos cem anos do voo de Santos Dumont no avião 14 Bis, realizado em 1906.
Pontes embarcou em 30 de março de 2006, partindo em direção à Estação Espacial Internacional (ISS), a bordo da nave russa Soyuz TMA-8,com oito experimentos científicos brasileiros para execução em ambiente de microgravidade. Retornou no dia 8 de abril a bordo da nave Soyuz TMA-7.