Mais de 400 alunos participaram da palestra ministrada pelo arquiteto Emilio Carlos Ruas Rodrigues, na aula magna do curso de Arquitetura e Urbanismo do UniSALESIANO, realizada no dia 21 de março.
Rodrigues abordou o tema “O Vento e o Moinho – Comentários sobre a função do arquiteto e sua área de atuação” para 300 acadêmicos de Arquitetura e outros 100 alunos do curso de Engenharia Civil.
Na abertura, Pe. Luigi parabenizou os estudantes de Arquitetura pela escolha do curso, classificando-o como “fundamental para uma sociedade e uma convivência onde exista mais beleza”. Falou também de sua boa e duradoura relação com o palestrante.
O arquiteto, renomado em toda a região e responsável pelos projetos do campus do UniSALESIANO de Araçatuba e Lins, referiu-se à relação estabelecida entre o vento e o moinho como a capacidade humana de tirar proveito das forças da natureza e dos elementos naturais por meio de um ardil ou um truque inventado pelo homem. Para ele, o arquiteto deve entender o delicado equilíbrio existente entre as proporções, a ordem e o caos, procurando estabelecer padrões.
Por sua vez, o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, professor Rubens Guilhemat, destacou que a palestra ministrada pelo arquiteto Emilio Ruas foi muito enriquecedora, proporcionando aos alunos uma verdadeira aula sobre as artes da arquitetura. “Os alunos elogiaram bastante a palestra e ficaram motivados, vendo um arquiteto que é um exemplo de sucesso. Os professores do curso ficaram felizes com a presença do palestrante“, completou.
Já o professor do curso, Antonio Arnot Freitas, salientou que a arquitetura da região divide-se em dois momentos: um antes do arquiteto Emilio Ruas e outro depois dele. “Ele realmente determinou o caminho da nossa arquitetura“, concluiu.