Um software desenvolvido pelo professor do UniSALESIANO, o engenheiro Rodrigo Simon, vai disputar com outros nove programas o título de melhor aplicativo do Startup SP, programa de desenvolvimento de startups digitais do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo). Trata-se da plataforma Gimb, que serve para otimizar processos corporativos, aumentando a produtividade e facilitando a tomada de decisões em empresas.
O evento será realizado no dia 11 de dezembro, na capital do Estado, quando os idealizadores das plataformas apresentarão seus apps a uma banca formada por especialistas, como João Kepler, que é empreendedor serial, blogueiro, articulista e colunista de diversos portais e revistas, investidor anjo membro da Anjos do Brasil, palestrante, espalhador de ideias digitais e melhores práticas em negócios.
O Gimb ganhou essa oportunidade ao vencer a etapa regional do Startup SP, que contou com nove Startups participantes neste ano. O resultado foi divulgado no dia 26 de novembro, durante o Demo Day, realizado em Araçatuba, quando os empreendedores apresentaram os seus modelos de negócio, contaram as suas trajetórias e os resultados obtidos com o programa para a comunidade.
Além de Simon, participaram da criação do Gimb o analista de sistemas David Pagliotto, de Birigui, e o engenheiro mecatrônico Rodrigo Gunello, de Ribeirão Preto (SP), desde agosto de 2017. “A agilidade do Gimb reduz o tempo gasto em atividades operacionais do gestor e cálculos que podem ser feitos automaticamente. Com isso, a equipe da empresa tem mais tempo para pensar estrategicamente, auxiliar as lideranças em seus projetos e desenvolver bons planos de cultura e clima organizacional”, explicou o engenheiro.
Conforme Simon, o software proporciona facilidades, como rastreamento do colaborador em horário de trabalho, cálculo da melhor rota para realização de tarefas, lançamento de cupons fiscais de alimentação, hospedagem, entre outras despesas, coleta de assinatura digital do cliente ao final de cada tarefa, e criação de grupos de contagem de produtos, entre outras. “Esse software pode ser usado em vários setores, como agronegócio, indústria e prestação de serviços. É uma forma de tornar a empresa mais produtiva, eficiente e estratégica”, definiu.
Simon conta que o grupo entrou no programa sabendo que a plataforma tem proposta inovadora e eficaz. “Trabalhamos dois anos nela, com muita dedicação. Independentemente do prêmio de melhor startup, que desejamos conquistar, temos uma grande oportunidade de apresentá-la a especialistas e empreendedores, que podem inclusive investir no nosso projeto. Estamos entusiasmados“, afirmou.
Startup SP
O Startup SP é um programa de startups digitais de desenvolvimento do Sebrae-SP em estágio de validação das premissas dos modelos de negócio, sobretudo aquelas relacionadas ao problema de mercado, segmentos de clientes, solução e modelo de receitas. Tem duração de quatro meses, nos quais oferece capacitações, acompanhamento de negócios, conexão com outros programas e investidores e mentoria com parceiros de mercado.
A cada edição do programa são selecionadas 10 Startups por região de atendimento do Sebrae, que recebem todo o suporte do Sebrae e parceiros, com foco na validação do modelo de negócios e na ida ao mercado.
Entre os parceiros do Startup SP está o UniSALESIANO, com participação em todas as etapas do programa sob a responsabilidade da docente Cleide Henrique Avelino, que destaca a relevância do projeto para o desenvolvimento dessa modelagem de negócios que vem crescendo e se consolidando em nossa região, com a criação de um ecossistema de inovação e Startups. A docente diz ainda da importância da participação dos acadêmicos da Instituição neste programa, que terá a segunda versão em 2020, com novidades já para o início do próximo semestre.