O Projeto Amor Solidário, realizado em parceria entre o Centro Universitário Católico Auxilium – UniSALESIANO e o Serviço Social da Indústria – SESI, com o apoio da Prefeitura Municipal de Araçatuba, foi lançado oficialmente no último sábado pela manhã, nas dependências daquele clube sócio-esportivo e cultural.
A proposta para a realização do Projeto Amor Solidário surgiu em maio de 2005 após reuniões mantidas entre o Diretor Geral do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero, o Vice-Diretor, Prof. André Luís Ornellas, a Assistente Social, Niliani Buriola, e o Prof. Ricardo Soares de Almeida, coordenador de esportes da Instituição.
Houve, também, a participação de alunos na concepção do projeto, entre os quais Daniel Sapatini, Sara Gomes, Anderson Luis e Daniela Martinez, que por várias vezes se reuniram com a direção do UniSALESIANO. A idéia era desenvolver uma ação solidária que atendesse crianças e jovens carentes. A escolha do público-alvo recaiu sobre cento e cinqënta e quatro crianças das Escolas Estaduais José Machado Neto e Ezequiel Barbosa, ambas localizadas no bairro São José, um dos que apresenta um perfil de maior pobreza na cidade.
Através da freqüência, as crianças e jovens assistidos podem participar de diversas modalidades esportivas como judô, jiu-jitsu, futebol, futsal, vôlei, basquete, dança, teatro, natação, recreação, primeiros socorros, reforço escolar, literatura e atletismo.
O projeto prevê, também, a realização durante o ano de palestras sobre temas de interesse das crianças e dos pais, com o objetivo de prestar orientação para todos sobre práticas saudáveis.
As atividades são realizadas em todos os sábados das 9h às 12h, no SESI, e o transporte é feito pela Prefeitura Municipal, que apoia o projeto cedendo ônibus da Secretaria de Educação.
O UniSALESIANO oferece ainda o café da manhã, o material necessário e os agentes voluntários para o desenvolvimento das práticas esportivas e educacionais. Por isso, haverá a participação de monitores indicados por todos os cursos superiores mantidos pela Instituição. Empresas como o Supermercado Rondon, a Cervejaria Avenida e a Padaria Viena também estão se integrando à proposta, contribuindo com outros itens como alimentos e patrocínios.
O ato solene de lançamento do Projeto Amor Solidário contou com as presenças dos seguintes representantes do SESI: Clóvis Aparecido Cavenaghi Pereira, diretor local da Instituição; Omar Augusto Miquinhioti Jr., supervisor técnico de operações regionais; Kátia Vaérya dos Santos Souza, coordenadora de esportes e lazer; e Silvia Simoni Orlando, orientadora de lazer e esportes.
Representando o UniSALESIANO compareceram o Prof. Ricardo de Almeida, um dos coordenadores do Projeto Amor Solidário; Niliani Clélia Buriola, assistente social; e o Prof. Alcides Mazzini, coordenador de comunicação.
A Secretaria de Educação, da Prefeitura Municipal foi representada por Francisco Carlos Marins, chefe de transporte daquele órgão apoiador.
Representantes do SESI, do UniSALESIANO e da Prefeitura Municipal se unem na realização do Projeto Amor Solidário