Com o objetivo de vivenciar na prática um atendimento nutricional e aprender como se realiza uma completa avaliação da composição corporal em um paciente, uma aula de simulação foi aplicada aos alunos do 5º termo do curso de Nutrição do UniSALESIANO.
A atividade foi realizada na Clínica de Nutrição, da UNA (Universidade Aberta da Melhor Idade), nos consultórios individuais destinados aos pacientes. A atividade ocorreu dentro da disciplina de Avaliação Nutricional II, ministrada pela docente Daniela Navarro D’Almeida Bernardo e supervisionada pela coordenadora do curso de Nutrição, Prof.ª Ariadine Pires.
Segundo Daniela, apenas assistir às aulas e ver imagens não contribuem tanto para a execução correta das técnicas de avaliação da composição corporal. O ideal é colocar os alunos frente ao paciente com o intuito de transpor o conteúdo teórico na prática, ficando, assim, mais fácil a compreensão. “Além disso, já prepará-los para as atividades de estágio e, consequentemente, para o mercado de trabalho”, completou.
A docente explica que um atendimento nutricional é composto por uma completa anamnese, avaliação clínica de sinais e sintomas, avaliação da composição corporal, investigação do consumo alimentar, desenvolvimento de um cardápio individualizado e um ótimo trabalho de orientação e educação nutricional.
“É de fundamental importância que o nutricionista conheça todos os pontos anatômicos e realize com precisão a mensuração do tecido adiposo do paciente para avaliação da composição corporal. Para isso, requer treinamento, habilidade e técnica correta. Sendo assim, a aula prática serve para nortear e treinar o aluno quanto a essas habilidades”, salientou.
Daniela disse ter ficado feliz em poder ver os alunos já “com a mão na massa” e percebeu que muitos estudaram e treinaram antes como forma de se preparar para a aula prática. “Isso contribuiu muito para fluir a simulação dos atendimentos. Eles tiveram um ótimo desempenho e ficaram muito animados com a aula, já imaginando o contato com o paciente, no próximo ano, por meio do estágio”, concluiu.