A aula de Nutrição da Profª Daniela Navarro D’Almeida Bernardo, movimentou os alunos do curso no último mês. A docente por meio da metodologia ativa, aplicada na aula de Educação Nutricional II, propôs aos alunos um projeto sobre métodos de intervenção que deveriam sanar problemas de locais escolhidos pelos acadêmicos.
“O objetivo principal foi aplicar métodos interventivos de Educação Nutricional na prática”, explicou Daniela.
Segundo ela, os alunos escolheram em grupo o local que gostariam de aplicar o projeto, em seguida entraram em contato com o mesmo para verificar a disponibilidade de realizar a atividade na prática, bem como constatar as dificuldades encontradas com relação à nutrição.
“Discutiram em sala sobre os métodos de intervenção a serem desenvolvidos como forma de sanar o problema do local”, disse.
Os temas desenvolvidos pelos acadêmicos foram: Prática de educação nutricional para crianças na fase escolar; Educação nutricional e os benefícios da linum usitatissimum (linhaça); Importância do consumo de frutas na infância; Introdução de alimentos saudáveis em uma rede de padaria; Prática de educação nutricional para o conhecimento de frutas da safra.
A finalização do trabalho foi através de uma apresentação em forma de banner para todos os alunos da Instituição, no horário de intervalo de aula.
“Todos os alunos puderam compartilhar experiências e conhecimentos, discutir sobre cada caso, estimulando a senso crítico para cada situação abordada”, destacou.
Ainda segundo a docente, o trabalho em equipe estimulou os acadêmicos a compartilhar visões e experiências diferentes motivando ainda mais o aprendizado, a busca e o estudo pelo assunto exposto, além de despertar o interesse dos outros alunos da Nutrição.
“Os alunos conseguiram trabalhar o processo de educação nutricional em vários locais, tais como, padarias, supermercados, escolas, até mesmo em grupos de igreja, ou seja, houve um benefício tanto para o público alvo como para a vivência do aluno na profissão”, concluiu.