A Aula Magna do curso de Engenharia de Bioprocessos do UniSALESIANO de Araçatuba, realizada em 18 de março, no Auditório Papa Francisco, teve duas apresentações: a primeira foi feita por alunos que vão concluir o curso este ano e já atuam no mercado de trabalho; na segunda, a palestrante foi a Prof.ª Dra. Angélica Cristina de Souza, que falou sobre Elaboração de Fermentados de Frutas.

Alunos no mercado de trabalho

Um grupo de alunos do 9º. Termo de Engenharia de Bioprocessos, formandos em 2015, falou sobre sua atuação e inserção no mercado de trabalho.

A acadêmica Alessandra Alcântara fez uma exposição sobre seu trabalho no Laboratório de Engenharia Genética VRGen de Araçatuba, onde exerce atividade na área de Biotecnologia, uma dos campos de trabalho do Engenheiro de Bioprocessos.

Em seguida, a aluna Estéfani Biagi falou sobre sua experiência com o desenvolvimento de trabalhos de Iniciação Científica na UNESP Araçatuba e também no PIBIC do UniSALESIANO, com bolsa do Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq; atualmente, ela realiza estágio na DEOXI Biotecnologia, empresa que trabalha na área de Engenharia Genética.

A acadêmica Laís Fabris falou sobre sua atuação na empresa de polpa de frutas Pura Pola, com o processo de fabricação e controle de qualidade. A aluna Joice Di Caprio relatou o estágio que ela realizou em farmácia, com a manipulação de medicamentos e desenvolvimento de fórmulas; atualmente Joice realiza estágio na empresa BUNGE, na área de controle de qualidade, controle microbiológico e desenvolvimento de processos de fabricação.

A acadêmica Ana Paula Travalon relatou o estágio que irá realizar com data já agendada para o mês de julho próximo na empresa Petrobrás, no Rio de Janeiro, na área de Biocombustíveis. O acadêmico Renan Manzalli falou sobre seu trabalho na empresas Raízen, Alcooazul e Indústria Colormaq. Finalmente, o acadêmico Cristofer de Souza relatou seu trabalho que teve início na empresa RAÍZEN, e depois no setor de controle de processos da Nestlé. Ele também trabalhou na Ajinomoto e atualmente é Gerente de Processos na empresa Biobrasa, produtora de Briquetes, o carvão ecológico feito de Biomassa.

 

Fermentados de Frutas

Em seguida, foi realizada palestra pela Profa. Dra. Angélica Cristina de Souza, que abordou a Elaboração de Fermentados de Frutas. Ela é graduada pela Universidade Federal de Alfenas, com Mestrado e Doutorado em Microbiologia Agrícola, com ênfase em Processos Fermentativos, na Universidade Federal de Alfenas. A Profa. Angélica realizou Doutorado Sanduíche na Universidade de Química e tecnologia de Praga na República Tcheca.

A área abordada pela palestrante engloba várias atividades do Engenheiro de Bioprocessos, como tecnologia de fermentação, desenvolvimento de bebidas alcoólicas, desenvolvimento de bioaromas e controle de qualidade. A palestra despertou grande interesse em todos os acadêmicos; eles solicitaram que a palestrante fosse novamente convidada em outra oportunidade para realização de minicurso.