Trinta e cinco alunos do segundo, quarto e quinto termos do Curso de Publicidade e Propaganda das Faculdades Católicas Salesianas de Araçatuba visitaram, nos dias 7 e 8 deste mês, o 28º Congresso da INTERCOM, promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e realizado no Rio de Janeiro.
Na capital carioca, os alunos além de conhecerem as dependências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) que sediou o encontro, tiveram contato com os vários temas abordados pelos grupos de estudo, pesquisa e debates. No entanto, as produções individuais e coletivas de alunos, sob a orientação de professores, na XII EXPOCOM, vencedoras de premiações em várias categorias, foram os trabalhos que mais chamaram a atenção dos alunos.
“Agora, apenas acompanhamos e conhecemos o que estava sendo apresentado, mas no próximo ano certamente teremos uma participação efetiva nos trabalhos da EXPOCOM”, disse Letícia Pedrozo, aluna do 5º. termo de Publicidade e Propaganda das FCS. Ela garante que Isso representa o pensamento dos 35 alunos que foram conhecer, de perto, as muitas atividades do Congresso da INTERCOM.
Por sua vez, Wesley Lopes, do 2º termo, destacou que “realmente se trata da maior exposição de produtos da comunicação brasileira”, depois de conhecer e observar cada detalhe das produções acadêmicas de alunos das mais variadas instituições de ensino do país á a oportunidade de trocar impressões com professores e colegas de outras universidades chamou a atenção de Márcio da Silva, do 4º termo, que aproveitou para debater assuntos sobre outras realidades do seu futuro campo de trabalho.
“Sem dúvida, aproveitamos de forma mais educativa e prazerosa o nosso feriado”, comentou a aluna Ariane Negocia, do 4º termo, não só satisfeita com o aprendizado, mas também bastante entusiasmada com as experiências obtidas após visitar algumas das salas onde estavam sendo apresentadas e defendidas produções das várias áreas da comunicação. Mas o que mais encantou Ariane, Bárbara, Tiago, Flávio e vários outros alunos salesianos de Araçatuba, foi a oportunidade de ter um contato com os mais recentes lançamentos bibliográficos da comunicação.
Para o professor Hercules Farnesi Cunha, coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda da UniSALESIANO, que acompanhou os alunos, “a INTERCOM tem propiciado excelentes momentos de aprendizado e debates sobre o que se pesquisa e produz na área da comunicação, em todos os níveis e áreas”. Segundo ele, esse foi o principal ponto motivador para levar os alunos até a INTERCOM, no Rio de Janeiro, que, sem dúvida, ocasionará uma participação mais efetiva para o próximo ano, principalmente para a XIII EXPOCOM.