O Fest’UP, maior festival universitário de propaganda do país, terá a participação do UniSALESIANO de Araçatuba, por meio de um cartaz elaborado pelos alunos do curso de Publicidade e Propaganda da instituição, que poderá ser escolhido para representar a edição do festival em 2018.
O evento será realizado em setembro deste ano, em São Paulo e, para que o UniSALESIANO pudesse estar presente com seu cartaz, foi promovido um concurso de material gráfico entre o final do mês de maio e o início deste mês de junho com o intuito de escolher o vencedor.
O organizador do evento na instituição, Profº. Maikon Malaquias, explica que a segunda edição do concurso do UniSALESIANO durou três dias e teve a participação de quatro cartazes desenvolvidos pelos alunos do 1º, 3º e 5º termos. “Cada universidade tem o direito de inscrever um cartaz. Daí nasceu a ideia de desenvolvermos nossa etapa local do concurso para ambientalizar e motivar os estudantes a participarem desse grande evento. Além disso, poder mostrar para a comunidade acadêmica do UniSALESIANO um pouco da criatividade dos alunos de Publicidade”, afirmou o Profº., ao dizer que o Fest’UP é uma oportunidade de os alunos terem contato direto com profissionais de renomadas agências, produtoras e empresas de comunicação do país.
VALORIZAÇÃO
Nos dois primeiros dias de concurso, 30 e 31 de maio, as produções foram expostas nas entradas dos blocos A e C, respectivamente. Para atrair votos da comunidade acadêmica, os participantes promoveram ações de valorização da ideia conceito de cada cartaz. Alguns serviram cafezinho; distribuíram balas e adesivos com estrelas do faroeste; montaram uma passarela para que todos os visitantes se sentissem como estrelas de sucesso, e alunos do quarto grupo tematizaram sua ação utilizando símbolos ligados a energia, além de sons que representavam a mesma ideia.
Durante esse período, os alunos, professores e colaboradores da instituição puderam escolher apenas um cartaz. Os três mais votados passaram para a última fase do concurso, quando profissionais da área julgaram o melhor trabalho, no dia 1º de junho.
Nesta fase, que aconteceu no bloco C, o diretor de criação e sócio da agência Pontual Propaganda, Valmir Corrêa (Magrão); o gestor do departamento de criação da DLS Comunicação (Birigui), Alisson Moreira, que é ex-aluno do UniSALESIANO; e o diretor de arte da agência Desigual (Birigui), Fellipe Canuto, que também se formou na instituição, ficaram responsáveis por escolher o melhor cartaz, com análise técnica dos trabalhos. Dentre as quatro criações, a que mais despertou a atenção dos jurados foi a desenvolvida pelos alunos do 1º termo do curso, com o tema “Saque suas ideias”.
“Os jurados agradeceram a oportunidade e reconheceram a qualidade dos trabalhos e do evento em si, abrindo chances futuras para workshops e treinamentos na área de criação das agências por eles representadas”, comentou o professor.
Ele comentou que atividades como essas mostram a “cara” do curso para toda a comunidade acadêmica, além do potencial criativo de cada turma. “Agora é todos se reunirem para fazer bonito em São Paulo.”