Um grupo de 40 alunos do 6º termo do curso de Psicologia do UniSALESIANO visitou a unidade do Caps 3 (Centro de Atenção Psicossocial) de Araçatuba e duas residências terapêuticas; programas voltados ao tratamento de saúde mental do município de Araçatuba.
A visita aconteceu no dia 24 de setembro e foi supervisionada pela docente Vivian Aline Preto, junto com a coordenadora do curso do Psicologia, Mirella Martins Justi.
Dentre os objetivos da atividade, estão: compreender como o serviço atua no atendimento à população; a importância do CAPS na rede atenção à saúde mental, de sua equipe multidisciplinar e do mapeamento realizado pelo serviço; entender como são feitos os acompanhamentos clínicos e a reinserção dos usuários; conhecer o método de trabalho; identificar os diferentes tipos de tratamento; reconhecer o CAPS como serviço de ação comunitária e importante na estratégia de substituição ao modelo hospitalocêntrico.
O Caps 3 consiste em um serviço promovido 24 horas por dia, sete dias por semana, a todos os gêneros que apresentam transtornos psíquicos graves e persistentes e que são referenciados pela rede de saúde do município, hospitais psiquiátricos, entre outras entidades. Já as casas terapêuticas abrigam os ex-pacientes de hospitais psiquiátricos que foram fechados.
Segundo a Profª. Vivian, os alunos agradeceram a oportunidade de ver e conhecer na prática os serviços de saúde mental que são discutidos na teoria e em sala de aula. “A expansão do Caps no Brasil é crescente e, muitos deles, no futuro, poderão atuar neste tipo de serviço tão importante para a comunidade e para a rede de saúde”, destacou.