Alunos do Curso de Nutrição do UniSALESIANO tiveram a oportunidade de participar do IV Simpósio de Nutrição, promovido pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), no dia 26 de agosto.

O evento, que abordou os “Desafios e Oportunidades na Prática Clínica do Nutricionista em Tempos de Pós-Pandemia”, contou com a presença e orientação da docente Bruna Raniel Vieira Pinto Cabral, que representou a Coordenadora do Curso de Nutrição do UniSALESIANO, Profª. Ariadine Pires.

No atual contexto pós-pandemia, a formação dos profissionais de saúde tem se tornado um tópico de relevância inquestionável. A Mesa Redonda intitulada “A formação do Nutricionista pós Pandemia” foi um dos pontos altos do simpósio.

Durante o evento, a docente Bruna compartilhou insights sobre como o UniSALESIANO enfrentou os desafios impostos pela pandemia, desde a transição abrupta para o ensino remoto até os ajustes no desenvolvimento dos estágios.

Ela também ressaltou a importância do papel do nutricionista no período pós-pandemia. “Ser nutricionista é uma vocação. A capacidade de impactar a saúde e o bem-estar das pessoas por meio da alimentação é uma responsabilidade que levamos a sério e com amor. A pandemia nos revelou a essencialidade do nosso papel na promoção da saúde.”

CONEXÕES

A participação dos alunos de graduação em um evento acadêmico como esse oferece benefícios significativos tanto para os estudantes quanto para a comunidade acadêmica em geral. “Os simpósios são oportunidades excelentes para criar conexões na área acadêmica. Os alunos podem interagir diretamente com professores, pesquisadores e outros colegas, abrindo portas para colaborações futuras”, ressaltou Bruna.

Por fim, a coordenadora Ariadine enfatizou a necessidade da contribuição dos alunos de graduação para a disseminação do conhecimento. “Os estudantes têm a chance de compartilhar suas descobertas e conhecimentos com colegas e professores durante simpósios e congressos. Essa troca enriquecedora não só ajuda na difusão do saber, mas também pode inspirar outros alunos a se envolverem em pesquisas ou a explorarem novas áreas de estudo”, concluiu.