Idosos atendidos na Clínica de Nutrição do UniSALESIANO, localizada na UNA (Universidade Aberta da Melhor Idade), participaram de uma atividade sobre orientação e distribuição de panc’s, que são as plantas alimentares não tradicionais.

A palestra foi ministrada na manhã do dia 18 de junho, por um grupo de alunos do 7º termo do curso de Nutrição, sob supervisão das orientadoras de estágios, Bruna Raniel Cabral, Bruna Grigoleto e Juliana Sedlacek Bassani.

O tema foi direcionado aos benefícios da Ora-pro-nobis e do Hibisco para a população idosa. Ou seja, os alunos mostraram a importância de estimular e acrescentar na rotina alimentar o consumo de panc’s para esse público específico.

Segundo as orientadoras de estágio, a introdução das panc’s pode ajudar na prevenção e tratamento de doenças comuns como diabetes e hipertensão arterial, por exemplo.

“Essas plantas já eram consumidas antigamente, mas a falta de contato com a natureza que a vida da cidade proporcionou, principalmente a partir do século 20, fez com que esses alimentos fossem esquecidos”, explicou Bruna Raniel, ao salientar que as panc’s apresentam um alto conteúdo nutricional pelo aporte proteico e variedade de vitaminais e minerais. “Dessa forma, podem auxiliar positivamente no estado nutricional do indivíduo.”

Os participantes puderam degustar de uma torta de Ora-pro-nobis, receita nutritiva preparada pelos alunos, acompanhada de um suchá de hibisco com morango. “Todos os idosos ficaram maravilhados com a novidade e o saber da preparação”, concluiu Bruna.